O Dia Mundial do Agrônomo é comemorado hoje, 13 de setembro e a data é uma homenagem a todos os profissionais que atuam na mercado.
Atualmente os profissionais podem trabalhar em diversas áreas, sejam elas na preparação do solo para plantações, empresas de grãos, gestão rural e entre outras.
Dia do Agrônomo
O agrônomo desempenha um papel muito importante no país, sendo ele na produção de alimentos, na conservação de recursos naturais e no desenvolvimento sustentável do campo. Além disso, eles ainda garantem a qualidade e eficiência da produção agrícola, contribuindo para a segurança alimentar do país e do mundo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), somente no primeiro trimestre de 2023 o setor agropecuário cresceu 21% em relação ao mesmo período de 2022. A agropecuária também impulsionou o crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), neste período.
Graças aos agrônomos, que o país tem alta produtividade das lavouras e da pecuária. Com a ajuda da tecnologia avançada e de todas as técnicas utilizadas por esses profissionais, que são aprimoradas e potencializadas todas as atividades no campo.
Importância da profissão
No dia em que se comemora a data, o engenheiro agrônomo e apresentador do Podcast Agro2, Pedro Maia, destacou sobre a importância da profissão e como o setor pode contribuir para o crescimento da economia.
Segundo o agrônomo, que também é produtor de hortaliças, atualmente o agro tem a missão de alimentar 10 bilhões de pessoas até em 2050, mas para que os alimentos na mesa dos brasileiros sejam farta e de qualidade, é necessário que cada profissional se adequa diante ao cenário, sendo elas regadas por mudanças e constantes atualizações que o mercado impõe.
“Temos a necessidade e a obrigação de que esse crescimento ocorra tanto na produtividade das tecnologias e com os profissionais que estão envolvidos. Sempre ouvi na faculdade e enquanto engenheiro agrônomo formado é que o nosso setor é a profissão do futuro, porque esse futuro nunca vai chegar e sempre vai ter a demanda por esse profissional”, destacou.
Ainda conforme o agrônomo, uma das principais habilidades que atualmente exigem do profissional e que antigamente não era utilizada, é a implementação da comunicação e do marketing no agronegócio. Pois as redes sociais é a principal plataforma para vender o produto e mostrar a qualidade daquilo que se está produzindo.
“Não adianta somente ir na lavoura fazer o acompanhamento, tem que produzir conteúdo, gerar informação, divulgar o trabalho para poder se manter na vanguarda do mercado. Caso contrário, o profissional acaba sendo esquecido”.
Pedro aproveitou para ressaltar como um engenheiro agrônomo pode se destacar no mercado, no qual segundo ele, o profissional precisa estar bem alinhado, ter uma boa comunicação, resiliência e saber trabalhar em equipe. Além disso, o agrônomo precisa ter a consciência que de trabalha em uma indústria a céu aberto e que ele necessita ter flexibilidade para mudar de ideia quando necessário e possuir múltiplas habilidades para ser uma referência no mercado.
Desafios no mercado
No entanto, o produtor de hortaliças também destacou que os agrônomos enfrentam algumas dificuldades para que possam seguir no mercado, que para ele, é a distância da família em datas comemorativas.
De acordo com o Pedro, em datas como o natal, réveillon, carnaval, que são os períodos de plena safra no Brasil, o profissional é altamente demandado e ele tem que conciliar essa questão da família com o profissional, que é a parte mais complicada.
Além disso, ele ainda alega que outro desafio é que o agrônomo necessita estar em constante atualização entre uma safra e outra, pois algumas tecnologias que são utilizadas em temporadas passadas, já não funcionam mais nas atuais.