Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Embrapa e setor produtivo debatem pesquisa e mercado da agricultura no Cerrado

Objetivo do encontro foi identificar oportunidades e discutir os desafios do agro na região.

Por Bruno Goulart
Publicado em 22/12/2022 às 19:31
Atualizado em 23/12/2022 às 08:04
agricultura no Cerrado

Encontro recebeu dois representantes do setor produtivo. Foto: Agência Brasil/Reprodução

Share on FacebookShare on Twitter

Representantes do setor produtivo e pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF) debateram os desafios para pesquisa e inovação, além de perspectivas para a agricultura no Cerrado. O encontro aconteceu durante a reunião “Resultados de projetos e Perspectivas em PD&I na Embrapa Cerrados”, realizada no início de dezembro, em Brasília.

O mediador da mesa redonda foi o chefe geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, que recebeu os convidados e representantes do setor produtivo, Joel Ragagnin, presidente da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás) e membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Cerrados e do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) e José Guilherme Brenner, presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF).

LEIA TAMBÉM

Goiás estrutura plano para organização do setor florestal

Goiás estrutura plano para organização do setor florestal

Coinoculação reduz em 50% emissão de gás de efeito estufa em lavouras de feijão

Coinoculação reduz em 50% emissão de gás de efeito estufa em lavouras de feijão

Na reunião, Pedro destacou a importância da presença dos dois convidados que trouxeram suas experiências e visões sobre o agronegócio afim de vislumbrar lacunas de oportunidades. “Nossos convidados representam o setor produtivo, onde a inovação acontece”, disse.

  • Certificação: Mapa divulga novos requisitos para concessão dos selos Arte e Queijo Artesanal
desafios no agro
José Guilherme Brenner (COOPA-DF), Sebastião Pedro e Joel Ragagnin (Aprosoja Goiás) no debate com os pesquisadores da Embrapa Cerrados. Foto: Embrapa/Reprodução

Joel Ragagnin, que é engenheiro agronômo e produtor de grãos, carne e leite em Jataí, sudoeste goiano, falou da sua trajetória e apontou problemas e oportunidades para o setor produtivo. Ele disse que há um grande desperdício de recursos por falta de P&D (pesquisa e desenvolvimento) mais aprofundada.

“Acredito que 30% de todos os recursos que usamos na agricultura não são validados, muito porque, às vezes, não fazem parte do foco da P&D. Mas eles são utilizados com a crença de que dão resultado”, pontuou.

José Guilherme Brenner relatou sua experiência pessoal no contexto do desenvolvimento agrícola no Cerrado do Planalto Central e citou a importância da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias a serviço do país.

  • Curiosidade: Saiba de onde vêm os alimentos das ceias das festas de fim de ano

“A Embrapa, em toda a minha história como produtor, sempre permeou todos esses momentos em que apareceram os desafios e necessidades, com tecnologias que foram transferidas ao produtor. A agricultura tropical deve muito à Empresa”, disse.

Desafios e oportunidades da agricultura no Cerrado

oportunidades no agro
Produtores destacaram a importância da Embrapa no processo de desenvolvimento da agricultura no país. Foto: Agência Brasil/Reprodução

Brenner citou o pioneirismo da COOPA-DF na produção de trigo irrigado, junto com a Embrapa, que desenvolveram cultivares como a BRS 264 e BRS 254, que favorecem a alternância de culturas e melhora a produtividade, sendo resistentes à pragas e doenças. O presidente da COOPA-DF disse ver, também, oportunidade de pesquisa na estação seca do Cerrado e o período de safrinha (2ª safra de verão), por possibilitar boa qualidade de produção.

“Aqui temos a questão da altitude e da possibilidade de irrigação ou mesmo de produzir em sistema de sequeiro, de diversificar (os plantios) com girassol, feijão-caupi e pulses para alimentação humana. Nesse contexto, podemos pensar na sustentabilidade através da safrinha”, explica.

  • Agricultura: Embrapa desenvolve ações que diminuem emissão de metano no cultivo de arroz

Outra oportunidade destacada por Brenner é o uso das Áreas de Reserva Legal. Para ele, há uma grande possibilidade de se criar tecnologias com foco no uso sustentável das reservas legais por meio da exploração florestal e de espécies nativas e que o avanço biológico da agricultura pode mudar toda perspectiva.

“Talvez a perspectiva seja de alimentarmos o solo biologicamente para que possamos produzir as plantas e ter produtividade”, comentou.

Quanto as diferenças entre agricultura familiar e empresarial, Joel Ragagnin, destacou que a relação está posta mais no ganho de escala e acesso aos recursos do que em princípios. Segundo ele, os pequenos produtores rurais tem um olhar muito mais conservador e técnico sobre os processos, diferentemente da agricultura empresarial.

Ao se referir sobre os conceitos de sustentabilidade para as pequenas propriedades rurais pelo GAAS, o presidente da Aprosoja falou dos desafios em levar isso para uma escala macro, ou seja, para a agricultura empresarial. Ele conclui defendendo a necessidade da P&D, pois, de acordo com ele, o produtor precisa de previsibilidade do que vai acontecer.

Tags: AgriculturaCerradodesafiosoportunidades

Notícias relacionadas

Novo zoneamento define áreas de risco para cultivo de cana-de-açúcar

Novo zoneamento define áreas de risco para cultivo de cana-de-açúcar

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira (26) a nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático...

Conab realiza compra de leite em pó produzido por agricultores familiares em Goiás

Conab realiza compra de leite em pó produzido por agricultores familiares em Goiás

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai comprar 95,4 toneladas de leite em pó produzidas por cerca de 200 agricultores...

Temperaturas elevadas marcam a última semana no Sul e em Mato Grosso do Sul

Temperaturas elevadas marcam a última semana no Sul e em Mato Grosso do Sul

Após a passagem de uma frente fria no início da semana, temperaturas elevadas devem ocorreu devido a um sistema de...

Anvisa suspende venda de azeite, sal grosso e doce de leite após identificar irregularidades

Anvisa suspende venda de azeite, sal grosso e doce de leite após identificar irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, venda, distribuição e consumo de um azeite de...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.