A Embrapa Cerrados promove na próxima quarta-feira (18/1) em Catalão, sul de Goiás, um dia de campo sobre a produção de sementes agroecológicas. O evento conta com o apoio da Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás.
O objetivo do encontro é demonstrar técnicas e estratégias para a produção de sementes agroecológicas, que tem tido muito destaque entre os produtores da região. O grupo organizado pela Embrapa irá visitar duas propriedades rurais, no município.
Essas sementes foram desenvolvidas para atender o sistema de produção de cada região, com características próprias da área que levam à uma boa adaptação e, consequentemente, maior produtividade.
O desenvolvimento de produção das sementes agroecológicas começou ainda em 2010, na região, e os corredores agroecológicos é um dos frutos da pesquisa.
Além disso, por ano, tem se produzido cerca de 250 toneladas de sementes agroecológicas, que beneficia mais 20 mil agricultores familiares goianos.
São produzidas sementes de milho, feijão, arroz e plantas de cobertura como crotalária, feijão-de-porco, guandu e girassol.
- Banho em cachorro: veja a frequência ideal para manter seu pet sempre limpinho
Com relação à produção, a maior parte é milho, com 170 toneladas de grãos, seguido de feijão, com 60 toneladas. Arroz e plantas de cobertura, por sua vez, registraram 10 toneladas de produção.
Vale destacar que, antes das sementes agroecológicas, a produção de milho era 10 toneladas por hectare, enquanto a de feijão, apenas quatro.
Aliado à produção de sementes agroecológicas, os corredores agroecológicos garantem a fertilidade do solo
Outro ponto que merece destaque são os corredores agroecológicos, que são áreas individuais e coletivas onde faixas de cultivos alimentares são combinadas, temporal e espacialmente, com espécies de plantas de cobertura e outras de interesse local, compondo um sistema de consórcios e rotações.
Eles surgiram como uma possibilidade para que a agricultura familiar goiana pudesse garantir a produção de alimentos e segurança alimentar ao mesmo tempo em que usam e conservam os recursos naturais, como água, solo e vegetação nativa.
De acordo com a Embrapa Cerrados, cultivos dessa forma garantem a fertilidade dos solos pelo aporte de matéria orgânica e exploração diferenciada de nutrientes.
Além disso, os corredores agroecológicos promovem o controle biológico de infestantes, insetos e fitopatógenos.