Goiás está dando os primeiros passos para iniciar a exportação de feijão-caupi biofortificado para a Índia. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante o The Pulses Conclave 2025, um evento internacional sobre leguminosas, onde ele apresentou o grão cultivado pela Embrapa Cerrados em Goiás.
Atualmente, a Índia tem um programa de segurança alimentar para combater a fome e a falta de nutrientes em sua população. Durante o evento, o ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, mencionou a necessidade de importar grãos e mostrou interesse no feijão-caupi biofortificado.
Exportação de feijão-caupi para a Índia

O feijão-caupi possui um valor agregado maior em comparação com os feijões comuns, o que atrai os produtores de Goiás, já que o feijão tradicional nem sempre tem um preço competitivo para exportação. A parceria com a Índia é vantajosa para Goiás também, pois o país asiático oferece incentivos fiscais para a importação de alimentos.
De acordo com o governador do estado, atualmente cerca de 850 milhões de pessoas no mundo sofrem com a fome e mais de três bilhões têm algum tipo de déficit alimentar”. Diante disso, ele enfatiza que o setor é um grande desafio, e que o objetivo vai além de atender apenas à demanda interna.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, destacou a importância da abertura desse mercado para a Índia, ressaltando que a inovação no setor agrícola tem trazido benefícios para a população, promovendo a segurança alimentar e a dignidade.

O The Pulses Conclave, organizado pela Associação de Grãos e Leguminosas da Índia, é realizado a cada dois anos no Centro de Convenções Bharat Mandapam, em Nova Déli. A edição deste ano contou com a presença de produtores, pesquisadores, comerciantes e representantes governamentais de diversos países.
A comitiva goiana, em missão à Índia, incluiu secretários de Estado, representantes do setor produtivo e empresários.