Até o próximo dia 21 de fevereiro o Brasil deve sofrer com uma nova onda de calor, fazendo com que a temperatura chegue em torno de 40ºC em algumas regiões.
Conforme a previsão, o calor continuará atuando nos estados do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.
Para caracterizar oficialmente uma onda de calor, é necessário que as temperaturas fiquem 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.

Onda de calor no Brasil
A onda de calor deve atingir diversas regiões do país, incluindo o estado do Rio de Janeiro, abrangendo a Região Metropolitana, além do noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Vale do São Francisco (BA) e a área do sertão que se estende entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
A previsão indica que São Paulo inteiro, o sul de Mato Grosso do Sul e o norte e noroeste do Paraná também entram na zona de alerta para a onda de calor.
As capitais do Sudeste têm alta probabilidade de bater recordes de temperatura para 2025 e até para o verão 2024/2025 ao longo da semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o pico de calor está previsto para quarta e quinta-feira (13), enquanto Belo Horizonte e Vitória podem registrar novos recordes entre quinta e sexta-feira (14/02).
De acordo com a Climatempo, as máximas devem chegar a 34°C ou 35°C em Belo Horizonte e São Paulo, alcançar 36°C ou 37°C em Vitória e atingir entre 38°C e 39°C no Rio de Janeiro até o fim da semana.

Além disso, presença de umidade no país ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nos próximos dias, especialmente em áreas do Sudeste e em Goiás, onde o calor combinado com a umidade contribui para essa condição.
Enquanto isso, grande parte do sertão e do interior do Nordeste deve continuar com tempo mais seco, com pouca chuva nas regiões leste e sul da Bahia.
- Feiras do agronegócio 2025: Veja o calendário de feiras e eventos no Brasil