O Guia Prático de Plantas de Cobertura: Espécies, manejo e impacto na saúde do solo é um livro gratuito, que conta com uma síntese de informações práticas de mais de 70 opções de cultivos de cobertura, incluindo 63 espécies e oito opções de misturas e consórcios.
A obra gratuita é fruto do trabalho do grupo de pesquisa Soil Health & Management Research Group (Sohma), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), vinculada ao Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (Ccarbon), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Livro sobre plantas de cobertura
As plantas de cobertura têm sido utilizadas na agricultura como alternativa de diversificação de sistemas de cultivos anuais, semiperenes e perenes nas diferentes regiões do Brasil.
Essas culturas trazem sustentabilidade da agricultura brasileira, proporcionando benefícios como aumento da fertilidade do solo, controle da erosão, redução da compactação e promoção da biodiversidade.
Este livro contém informações detalhadas sobre 63 espécies cultivadas em várias regiões do Brasil, incluindo misturas de espécies e consórcios, como gramíneas, forrageiras, leguminosas e oleaginosas como canola, centeio, braquiárias, sorgo, tremoço, trigo, crotalária, girassol e diversos capins.
A edição inclui capítulos sobre os benefícios, desafios e manejo das plantas de cobertura nos sistemas agrícolas e sobre a escolha e o posicionamento de mixes de plantas.
- Agricultura: Embrapa abre pesquisa para saber como os produtores usam plantas de cobertura no Brasil
Utilização na agricultura
O guia prático de plantas de cobertura foi elaborado para que produtores, técnicos, consultores, estudantes e até pesquisadores conheçam melhor as características de cada planta de cobertura, a fim de facilitar a tomada de decisões seguras sobre a utilização de diferentes espécies.
O objetivo é que o leitor explore os benefícios das plantas de cobertura na melhoria da saúde do solo, na diversificação de cultivos e na promoção de uma agricultura brasileira mais sustentável.
O material visa apoiar ainda a formação de profissionais na área das Ciências Agrárias e promover a popularização e expansão do uso dessas plantas em diversas regiões do país.
“O uso de plantas de cobertura é uma das maiores oportunidades que a agricultura brasileira tem para se tornar mais produtiva, sustentável e resiliente às mudanças climáticas”, explica à Agência Fapesp Maurício Roberto Cherubin, professor da Esalq e organizador da publicação.
Acesso
O livro Guia Prático de Plantas de Cobertura: Espécies, manejo e impacto na saúde do solo pode ser acessado gratuitamente no link.