Uma nova versão da planilha eletrônica voltada ao inventário florestal em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) acaba de ser disponibilizada gratuitamente pela Embrapa Florestas (PR).
Desenvolvida para ser utilizada no Excel, a ferramenta tem como objetivo tornar mais acessível o planejamento e a gestão do componente arbóreo nesses sistemas, atendendo a uma demanda identificada durante cursos oferecidos a técnicos e produtores rurais.
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Segundo o pesquisador Vanderley Porfírio-da-Silva, da Embrapa Florestas, o inventário florestal é uma etapa essencial, especialmente para propriedades que buscam certificações como o selo Carne Carbono Neutro (CCN).
Voltada a extensionistas, consultores e profissionais que atuam com ILPF, a planilha permite calcular automaticamente parâmetros essenciais do inventário, como o número de árvores por hectare, o tamanho e a quantidade de parcelas de avaliação e a distância entre elas.
As informações geradas ajudam a garantir maior precisão na coleta de dados e podem ser utilizadas diretamente nos softwares SisILPF, que simulam o crescimento florestal, a produção de madeira e a captura de carbono para diferentes espécies.
Além disso, a ferramenta contribui para o manejo sustentável das florestas e o monitoramento de benefícios ambientais como o sombreamento das pastagens e o conforto térmico dos animais.
Planejamento digital com os SisILPF

Os SisILPF complementam a ferramenta da planilha com simulações digitais. Esses softwares auxiliam no planejamento, manejo e análise econômica do componente florestal nos sistemas integrados. Com eles, é possível testar diferentes estratégias de manejo conforme o tipo de solo e as condições climáticas locais.
As funcionalidades incluem a geração de tabelas com o sortimento de madeira por tipo de uso, laminação, serraria, energia e outros , conforme as dimensões definidas pelo usuário.
Também é possível calcular o carbono capturado pelas árvores e estimar o número de animais cuja emissão de metano pode ser neutralizada em cada sistema.
Atualmente, há versões do SisILPF adaptadas para diferentes espécies florestais, como eucaliptos (benthammii, dunnii e urograndis), pinus (elliottii e taeda), além de cedro, mogno e teca.