Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi realizada em Arapongas-PR, e apurou a produção clandestina de farinha animal.
Durante a ação, foram apreendidos 933.600 kg de produtos irregulares, resultando em prejuízo de cerca de R$ 2.334.000,00 para os envolvidos.
A ação teve como alvo dois estabelecimentos suspeitos de produzir e comercializar os produtos com falsificação do selo de inspeção federal e em condições inadequadas de higiene.
Produção clandestina de farinha animal

Durante a fiscalização, foram identificados produtos fabricados sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de misturas e diluições proibidas.
Como resultado, foram aplicados dois termos de suspensão de atividades, um auto de infração e um termo de apreensão, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 2.334.000,00 aos infratores.
A auditora fiscal Andréa Mônica Moretti Barbosa alertou sobre os riscos de usar produtos para alimentação animal provenientes de estabelecimentos sem registro, pois compromete a saúde dos animais e até de seres humanos devido à possível presença de resíduos.
Ela também destacou que a fiscalização e o uso de produtos devidamente registrados são essenciais para evitar esses problemas.

Consumidores que encontrarem produtos sem o selo de fiscalização podem denunciar pelo canal Fala.BR e verificar a autenticidade do registro no site oficial.
Como o nome dos suspeitos não foram divulgados, o portal não conseguiu localizar a defesa.
Confira mais matérias do portal Agro2