O Sistema PesqBrasil – Mapa de Bordo, que serve para o preenchimento e envio eletrônico dos dados da produção pesqueira, estará disponível na próxima segunda-feira (2/9). Como regra, todos os responsáveis pelas capturas deverão relatar informações sobre os pescados.
O documento é uma medida obrigatória que toda embarcação pesqueira deve preencher sobre a quantidade e quais espécies foram retiradas do mar.
Sistema PesqBrasil – Mapa de Bordo deve ser utilizado em todo o país
O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou nesta quinta-feira (28/9) a Portaria MPA n° 135, que autentifica o Sistema PesqBrasil-Mapa de Bordo. Conforme o ministério, até o dia 31 de dezembro todos os responsáveis devem realizar o primeiro acesso ao sistema que está disponível no site Gov.br
A partir de janeiro de 2024, o preenchimento e envio será obrigatório e realizado exclusivamente pelo sistema. O mapa de Bordo é um documento obrigatório que toda embarcação pesqueira deve preencher e informar.
No documento deve ser relatado a quantidade de pescado e quais espécies foram retiradas do mar. Antigamente, a única maneira de realizar a medida era manualmente, escrito a mão e entregue nas superintendências federais de pesca pelos estados.
Conforme a secretária nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, Flávia Lucena Frédou, o preenchimento de maneira manual dificultava o processo e o setor pesqueiro.
“O formulário manual dificulta a criação dos dados e sua organização. De forma que o Brasil vem sendo cobrado internacionalmente”, alegou
Porém, atualmente a tecnologia foi desenvolvida com o setor de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e todos que contemplam o setor podem informar os dados através do sistema do ministério.