A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País, além de áreas do Pará e do Paraná.
Já em grande parte das Regiões Norte, além de áreas da Região Sul e dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o prognóstico é chuva abaixo da média.
Previsão do tempo para janeiro
Considerando as projeções climáticas emitidas pelo Inmet para janeiro de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 nas distintas regiões produtoras, observa-se que no Matopiba (abrangendo partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a escassez de chuvas registrada em outubro e novembro manteve os níveis de umidade do solo muito baixos, prejudicando as fases iniciais dos cultivos de verão.
Para janeiro de 2024, a expectativa é que os níveis permaneçam reduzidos, persistindo as condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às elevadas temperaturas.
Na região Central do Brasil, o retorno das chuvas, observado na segunda metade de dezembro de 2023, contribuiu para elevar os níveis de umidade do solo em algumas áreas. Esse cenário tem sido crucial para retomar o plantio e o desenvolvimento das culturas de primeira safra, exceto no norte de Minas Gerais, onde os níveis de umidade do solo estão mais baixos. Entretanto, preveem-se chuvas mais regulares em janeiro de 2024, o que pode auxiliar na recuperação dos níveis de umidade do solo, beneficiando as culturas em estágios fenológicos de maior demanda hídrica.
Quanto à Região Sul, as projeções indicam que os volumes de chuva devem manter os níveis de umidade do solo elevados, embora com menor probabilidade de gerar excesso hídrico em algumas áreas em janeiro de 2024. A redução do volume de chuvas em comparação com os meses anteriores pode favorecer o reinício da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que estão em atraso.
Temperaturas
No que diz respeito às temperaturas, a previsão aponta que estas deverão estar acima da média em praticamente todo o país, com temperaturas superiores a 25ºC, destacando-se áreas no Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, onde a média pode atingir 30ºC.
No centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte e oeste do Paraná, são esperadas temperaturas próximas à média, enquanto no oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média.