Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Produção brasileira de café deve alcançar 58 milhões de sacas na safra 2024

Conab aponta que clima mais favorável e bienalidade positiva devem impulsionar resultado das lavouras das espécies arábica e conilon.

Por Janaina Honorato
Publicado em 18/01/2024 às 17:12
Atualizado em 18/01/2024 às 17:20
Clima mais favorável deve impulsionar resultado das lavouras.

Clima mais favorável deve impulsionar resultado das lavouras. Foto: Tony Oliveira/CNA

Share on FacebookShare on Twitter

A produção brasileira de café deve se confirmar como ano de bienalidade positiva em 2024, alcançando uma produção 58,08 milhões de sacas de café beneficiado, 5,5% superior ao ciclo de 2023. Essa é uma característica da cultura que alterna um ano com grande florada, seguido por outro menos intenso.

Os dados são do 1º Levantamento de Café para a safra 2024, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta condições climáticas mais favoráveis para o café a partir de 2023, com fase de recuperação das produtividades, após as safras de 2021 e 2022 sofrerem com adversidades no clima e baixas produtividades.

LEIA TAMBÉM

PGPAF divulga lista de produtos com bônus válido em janeiro; confira

PGPAF divulga lista de produtos com bônus válido em janeiro; confira

Moratória da Soja volta a vigorar em Mato Grosso e restringe benefícios fiscais

Moratória da Soja volta a vigorar em Mato Grosso e restringe benefícios fiscais

Espécies arábica e conilon devem crescer em ano de bienalidade positiva.
Espécies arábica e conilon devem crescer em ano de bienalidade positiva. Foto: Divulgação

Produção brasileira de café

A área de café no país em 2024, nas espécies arábica e conilon, é de 2,25 milhões de hectares, com aumento de 0,8% com relação à da safra anterior. Do total, 1,92 milhão de hectares de lavouras estão em produção, com crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, e mais 336,3 mil hectares que estão em formação, que tiveram redução de 7% em comparação ao mesmo período.

Segundo a Companhia, nos ciclos de bienalidade negativa, os produtores costumam realizar tratos culturais mais intensos nas lavouras nas áreas que só entrarão em produção nos próximos anos. Nas últimas safras, a estabilidade na área brasileira de café tem sido compensada pelos ganhos de produtividade, o que representa investimentos em tecnologia no setor cafeeiro do manejo da semente à saca.

A estimativa é que a produtividade média nacional de café alcance um volume de 30,3 sacas por hectare, cerca de 3% maior em relação à safra anterior. É esperado um rendimento do café arábica de 26,7 scs/ha, 2% a mais que em 2023, e a do café conilon em 44,3 scs/ha, 6,2% acima da safra anterior.

  • Safra: Produtividade do café cresce e Brasil colhe a 3ª maior safra da história

Cultivo nas regiões do Brasil

Minas Gerais, líder na produção do arábica, deve produzir 29,18 milhões de sacas, acréscimo de 0,6% em comparação ao total colhido na safra anterior, por conta do aumento da área em produção e pelo ciclo de bienalidade positiva, além das melhores condições das lavouras.

No Espírito Santo, líder da espécie conilon, também há expectativa de crescimento de 15,4% no total, previsto em 15,01 milhões de sacas. Para o café conilon é esperada produção de 11,06 milhões de sacas, aumento de 9% em relação à safra anterior, na espécie arábica, o volume deve alcançar 3,95 milhões de sacas, 38,2% acima do colhido na última safra.

São Paulo, grande produtor nacional de café, também deve cresce com a colheita de 5,40 milhões de sacas da espécie arábica, 7,4% superiro ao ciclo de 2023; na Bahia, o incremento de 6,4% deve render 3,61 milhões de sacas. Rondônia, tem volume estimado em 3,19 milhões de sacas de café conilon, acréscimo de 5,1% em comparação à safra passada.

A produção segue em alta também no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Somente no Paraná, com cultivo predominantemente de café arábica, a previsão é de estabilidade.

Exportações

O Brasil exportou 39,2 milhões de sacas de 60 quilos de café em 2023, o que representa redução de 1,3% na comparação com o ano anterior. Segundo a Conab, essa redução da exportação foi influenciada pela restrição dos estoques no início do ano, após as adversidades climáticas que limitaram a produção nacional nas safras 2021 e 2022.

O produto foi vendido no mercado internacional para 152 países em 2023, sendo Estados Unidos e Alemanha os principais destinos. Os valores de negociação somaram US$ 8,1 bilhões em 2023, o que representa uma baixa de 12,5% na comparação com o ano anterior.

Produção mundial de café também deve seguir crescendo.
Produção mundial de café também deve seguir crescendo. Foto: Divulgação

Produção mundial de café

A produção mundial de café na safra 2023/24 está prevista em 171,4 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma alta de 4,2% na comparação com a temporada anterior. O Brasil segue na liderança global do cultivo de café, seguido pelo Vietnã e Colômbia, todos os três devem registrar crescimento na safra 2023/24.

O consumo global de café foi calculado em 169,5 milhões de sacas de 60 quilos, novo recorde e aumento de 0,3% na comparação com o ciclo anterior.

  • Agricultura: Melhor cerveja do Brasil contém café e mandioca e é feita pela agricultura familiar
Tags: arábicabienalidade positivaBrasilCaféclimaConabconilonprodução

Notícias relacionadas

Exportações brasileiras de café recuam em volume em 2025, mas receita cresce

Exportações brasileiras de café recuam em volume em 2025, mas receita cresce

As exportações brasileiras de café somaram 3,582 milhões de sacas de 60 quilos em novembro, segundo o relatório estatístico mensal...

França barra importação de frutas da América do Sul por uso de substâncias vetadas

França barra importação de frutas da América do Sul por uso de substâncias vetadas

O governo da França anunciou neste domingo (4) a suspensão da importação de frutas e outros produtos agrícolas oriundos da...

Conab divulga calendário de levantamentos agrícolas para 2026; confira

Conab divulga calendário de levantamentos agrícolas para 2026; confira

Produtores rurais, cooperativas, sindicatos, agentes de mercado e demais interessados já podem consultar as datas previstas para a divulgação dos...

Feiras do agronegócio 2026: confira o calendário de feiras e eventos no Brasil

Feiras do agronegócio 2026: confira o calendário de feiras e eventos no Brasil

O agronegócio segue como um dos principais pilares da economia brasileira, impulsionando o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.