A produção de grãos no Brasil deve alcançar 313,9 milhões de toneladas na safra 2022/23, segundo dados do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado nesta quinta-feira (11/5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Caso confirmado, o volume representa um crescimento de 15,2% em relação à 2021/22, o que representa cerca 41,4 milhões de toneladas a mais, um novo recorde na série histórica.
Produção de grãos: área e produtividade das lavouras
Com as boas produções no campo, a área também deve apresentar incremento de 4%, podendo chegar a 77,5 milhões de hectares.
O desempenho médio esperado nas lavouras brasileiras também tende a ser o melhor já registrado, sendo projetado a 4.048 quilos por hectare, e ultrapassa a mBrasédia estimada do ano safra 2016/17.
Segundo o gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos, o rendimento é atingido mesmo em um ano-safra sob influência do fenômeno climático La Niña, principalmente no início da safra, que teve efeitos neste ciclo mais concentrados no Rio Grande do Sul.
Safra de soja
Quase metade do total de toneladas produzidas vem das lavouras de soja, que devem alcançar uma produção de cerca de 154,8 milhões de toneladas, crescimento será 23,3% maior que à safra 2021/22, por conta da melhora das produtividades e maior área plantada.

Safra de milho
O safra de milho total, considerando verão e safrinha, teve uma produção total estimada em 125,5 milhões de toneladas, alta de 12,4 milhões de toneladas acima da safra 2021/22.
Na 1ª safra do grão, semeada em uma área de 4,4 milhões de hectares e com a colheita já finalizada, o volume de produção atingiu cerca 27 milhões de toneladas, 8,1% acima da safra anterior, mesmo com a estiagem no Rio Grande do Sul.
Já para a 2ª safra é esperado uma colheita de 96,1 milhões de toneladas. Cerca de 74,4% das lavouras já foram semeadas e estão em fase de floração e enchimento de grãos.

Outras culturas
Cenário parecido ao da soja, será para a cultura do algodão. O aumento de área aliado às condições climáticas que vêm favorecendo as lavouras, permite uma estimativa de produção de cerca 2,9 milhões de toneladas de pluma, alta de 13,6% em relação à safra passada.
No caso do feijão, as boas condições climáticas registradas durante o desenvolvimento da 2ª safra da cultura impactam positivamente na produtividade refletindo numa maior produção esperada. A nova estimativa para a produção total de feijão ultrapassa, ligeiramente, as 3 milhões de toneladas.
Já para o arroz, a produção estimada para a safra 2022/23 é de 9,94 milhões de toneladas, resultado da queda na área destinada ao produto, sobretudo no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão.
Dentre as culturas de inverno, a Conab traz neste levantamento as intenções de plantio dos produtores. Destaque para o trigo, principal grão cultivado. É esperado um aumento de 7% na área plantada, podendo chegar a 3,3 milhões de hectares, enquanto a produção projetada para o cereal é de 9,6 milhões de toneladas.
Veja o 8º Levantamento completo da Safra de Grãos 2022/2023.