O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou nessa terça-feira (7) o Boletim da Aquicultura em Águas da União 2024, considerado a fonte mais completa sobre a produção aquícola no país.
Segundo os dados, a produção de pescados no Brasil registrou aumento de 20% em relação a 2023, alcançando 148.564,71 toneladas.
Produção de pescados em 2024

Pela primeira vez, o boletim permitiu rastrear a origem dos alevinos engordados em tanques-rede e calcular o Valor Bruto da Produção (VBP) da aquicultura em águas da União, que atingiu R$ 1,26 bilhão.
O VBP representa o valor total recebido pelos produtores no momento em que os produtos saem da propriedade, fornecendo uma estimativa concreta do impacto econômico da atividade.
A secretária nacional de Aquicultura, Fernanda de Paula, destacou a relevância das informações para orientar políticas públicas.
“O Boletim de Aquicultura em Águas da União 2024 é essencial para a condução das políticas públicas voltadas ao setor. Os dados apresentados dão visibilidade à aquicultura nacional e refletem o empenho da equipe do MPA. Com essas informações, poderemos aprimorar as condições de cultivo em todo o país, fortalecendo a atividade e ampliando seu impacto positivo”, destacou.

Já a diretora de Águas da União, Juliana Lopes, ressaltou os avanços técnicos da edição de 2024, com base nela, “o crescimento de 20% na produção e o VBP de R$ 1,26 bilhão, aliados à possibilidade inédita de rastrear a origem dos alevinos, fortalecem a transparência da cadeia produtiva e fornecem subsídios importantes para políticas públicas fundamentadas na realidade da produção”.
Confira mais notícias do portal:
- Economia: Exportações brasileiras de carne de frango somam 482 mil toneladas em setembro
- Pecuária: Ministério da Agricultura prorroga estado de emergência zoossanitária por gripe aviária