De acordo com dados divulgados pelo Governo de Goiás, estima-se que neste ano de 2022 a produção de trigo no Estado tenha um crescimento de 35,7%, chegando a produzir 175,5 mil toneladas. Para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estes número representam um recorde não só em volume. Estes e outros números compõem a edição de junho da Agro em Dados e podem ser acessados, na íntegra, através do boletim mensal divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Além das informações sobre o trigo, o periódico traz também as análises numéricas referentes aos suínos, frangos, lácteos, soja e milho. No caso do milho, por exemplo, o boletim aponta que, de janeiro a abril, as exportações goianas aumentaram em 74,1% quanto aos valores, na comparação com o mesmo período do ano passado. O demonstrativo de dados pode ser acompanhado por meios gráficos e mapas, além de indicadores de desempenho, tais como Valor Bruto de Produção (VBP), séries históricas e rankings de principais produtores/exportadores.
Agricultura: Colheita de trigo no Brasil apresenta inflexibilidade nos preços de mercado
Conforme avaliação de Tiago Mendonça, secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “com estimativa de bater o próprio recorde na produção de grãos e de alcançar o terceiro melhor resultado nacional em produtividade, o agronegócio goiano se mostra cada vez mais forte. O Agro em Dados acompanha esse desempenho mensalmente, oferecendo um retrato do setor primário em Goiás. Conferir o Agro em Dados é estratégico para tomada de decisões”.
Comércio: Valores comerciais do trigo brasileiro apresentam alta após avanços do dólar
A edição de junho do Agro em Dados traz também um capítulo que aborda especialmente as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), onde foi registrado o montante de R$ 1,1 bilhão em negócios no primeiro quadrimestre de 2022, gerando assim alta de 26,7% em relação aos quatro primeiros meses de 2021. Neste caso, os principais produtos comercializados foram aves e ovos, hortaliças e frutas. Outra facilidade proposta pelo boletim é facilitar que o leitor fique sabendo sobre a evolução de preços, mês a mês, de quatro produtos (cenoura, tomate saladete, laranja pera rio e banana prata) do portfólio da Ceasa.
Legislação: Projeto de lei proíbe plantio e comercialização de trigo transgênico no Brasil