De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para conseguir garantir comida suficiente para alimentar o mundo, a produção agrícola precisa saltar 28% nos próximos dez anos.
O aumento estipulado pela FAO representa o triplo da produtividade registrada na última década. A notícia se torna preocupante, tendo em vista que a estimativa é de que a produção agrícola mundial cresça 1,1% ao ano durante este período.
Agronegócio: Agropecuária pode ser impactada pela alta do combustível
Deste total, o maior aumento no nível de produção deve acontecer, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em países de baixa e média renda.
“Globalmente, o comércio das principais commodities agrícolas e produtos processados deve crescer em linha com a produção na próxima década”, informa o relatório.
Agromercado: 1ª Semana do Leite: Brasil é o 3º maior produtor do alimento e seus derivados
“No entanto, algumas regiões deverão exportar uma parcela crescente de sua produção doméstica, enquanto outras deverão importar uma parcela crescente de seu consumo total”, completa o documento.
Aumentos do produtos derivados do agronegócio
Nos últimos anos, o valor comercial dos produtos agrícolas vem aumentando devido a alta na demanda, após o retorno dos negócios paralisados devido a Covid-19 e também como consequência ao atual conflito entre Rússia e Ucrânia.
Grãos: Safra de grãos 2021/22 pode chegar a colher 270,2 milhões de toneladas
Outro mercado bastante afetado é o de fertilizantes, que foram agitados devido à guerra que está em andamento, visto que a Rússia é um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes.
“Os preços de equilíbrio do trigo podem ficar 19% acima dos níveis pré-conflito se a Ucrânia perder totalmente sua capacidade de exportar e 34% mais altos, além disso, as exportações russas são 50% das quantidades normais”, explica a organização.
Agropecuária: Setor agropecuário em 2022 deve se manter estável, aponta pesquisa do Ipea
A produção de produtos agrícolas e pesqueiros, na América do Norte, possui tendência de expansão a uma taxa de aproximadamente 11% para a próxima década, conforme apontado pelo relatório.
Apesar de parecer um alto percentual, a realidade é que ele representa uma desaceleração no crescimento causado pela baixa dos preços, a médio prazo, além da valorização do dólar comercial.
Agricultura: Seguindo o mercado internacional, preços do café estão em alta no Brasil
Conforme mostra o relatório, os setores agrícolas crescerão 13% nos próximos 10 anos, enquanto a produção pecuária e pesqueira aumentará 7%.