A semeadura da soja nas regiões 2 e 3 terá início nos dias 13 e 16 de setembro, respectivamente, seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O prazo para a semeadura na região 1 vai até o dia 29 de dezembro e para a semeadura da cultura da soja na Região 1, já foi anunciado o início que esta valendo desde o dia 1° de setembro
Semeadura da soja

Com base na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a medida passa a valer após a regionalização do Vazio Sanitário que dividiu o Estado de São Paulo em três regiões.
A medida, prevista na Portaria SDA/MAPA nº 1.271/2025, busca organizar o plantio da cultura para reduzir o número de aplicações de fungicidas e minimizar os riscos de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da Ferrugem Asiática da Soja, às substâncias químicas utilizadas no controle da doença.
Além de respeitar o período de plantio, os produtores precisam realizar o cadastro das áreas produtoras em até 15 dias após o fim do calendário de semeadura, conforme determina a Resolução DAA nº 87/2024.
O registro deve ser feito diretamente no site da Defesa Agropecuária. Agricultores que não cumprirem a exigência estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação vigente.
Importância do calendário

Essa organização do plantio e o cadastro das áreas contribuem para o monitoramento eficiente da produção, o planejamento de políticas públicas e o controle fitossanitário da soja, ao mesmo tempo em que reduzem custos para os produtores e diminuem o impacto ambiental, já que menos aplicações de defensivos são necessárias.