Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Sorgo-biomassa é alternativa para geração de energia sustentável no Brasil

Problema de logística e queima foi resolvido com compactação da biomassa para levar até a indústria; tipo de sorgo pode substituir até 66% da madeira em processos industriais.

Por Janaina Honorato
Publicado em 03/12/2024 às 17:13
Sorgo-biomassa é alternativa para geração de energia sustentável no Brasil

Biomassa do sorgo tem alto potencial produtivo de gerar energia com poder calorífico. Foto: Acervo Calmais

Share on FacebookShare on Twitter

O sorgo-biomassa têm se tornado destaque no mundo como opção para geração de energia sustentável. No Brasil, apesar do grande potencial para cultivo dessa planta, a alta umidade e a baixa densidade da biomassa dificultam o transporte e a queima, prejudicando a logística de transporte, armazenamento e automação pela indústria.

A Embrapa trabalha desde 2014, para oferecer soluções para esse problema e algumas delas são a compactação dessa biomassa em briquetes ou pellets e o uso de cultivares de alto desempenho agronômico, entre outras. O trabalho é apresentado na publicação “Sorgo-biomassa como alternativa à madeira para geração de energia”.

LEIA TAMBÉM

Raiz e cuidado a presença materna que sustenta a agricultura familiar

Raiz e cuidado: a presença materna que sustenta a agricultura familiar

Índice de preços ao produtor industrial cai 0,62% em março, aponta IBGE

Índice de preços ao produtor industrial cai 0,62% em março, aponta IBGE

Sorgo-biomassa gera energia sustentável no Brasil

“Verificamos que a pesquisa precisava ser feita pensando em biomassas alternativas à madeira, uma vez que seria difícil convencer produtores da região a trocar suas lavouras anuais de alto retorno econômico, como algodão, soja e milho, por florestas plantadas para fins energéticos que levam até seis anos para colheita”, explica o pesquisador da Embrapa, Flavio Tardin.

O Brasil é um dos maiores consumidores de biomassa para geração de energia, mas enfrenta pressões para reduzir o uso de combustíveis fósseis, que são responsáveis por altas emissões de carbono. A energia gerada a partir de carvão mineral, gás natural e petróleo, além de finita, apresenta volatilidade de preços e impactos ambientais significativos.

“Nesse contexto de busca por fontes renováveis e sustentáveis, a alta produtividade do sorgo-biomassa e seu uso estratégico na forma densificada se mostram como alternativas viáveis à madeira, especialmente em regiões onde o cultivo de espécies florestais enfrenta desafios”, observa Tardin, também autor da publicação.

Indústria

Compactação dessa biomassa em briquetes ou pellets, facilita logística, armazenagem e automação.
Compactação dessa biomassa em briquetes ou pellets, facilita logística, armazenagem e automação. Foto: Acervo Calmais
Foto: Reprodução/Embrapa

Segundo a pesquisadora da Embrapa Florestas (PR) Marina Morales, uma das autoras da publicação, havia a necessidade de secagem e densificação da biomassa do sorgo para otimização do uso. Então, eles tiveram a ideia de fazer briquetes e pellets, que reduzem o volume e aumentam a quantidade de biomassa por metro cúbico. A biomassa é seca dentro do forno.

O uso de cultivares com alto desempenho como o híbrido BRS 716, desenvolvido pela Embrapa e já em comercialização no Brasil, é outra recomendação dos pesquisadores.

Estudos realizados entre unidades da Embrapa Florestas, Agrossilvipastoril (MT) e Milho e Sorgo (MG), comprovaram várias vantagens da espécie, como a capacidade de se adaptar a diferentes condições edafoclimáticas, poder calorífico desejável, grande produção de biomassa por hectare e a possibilidade de cultivo mecanizado, desde o plantio até a colheita.

Os primeiros testes em escala industrial para produção de briquetes com o sorgo-biomassa foram realizados em outubro deste ano e mostraram bons resultados. A empresa Calmais, parceira da Embrapa, conseguiu densificar o sorgo-biomassa puro em uma briquetadeira industrial.

A empresa começou a pesquisar, há alguns anos, possíveis variedades de plantas para geração de energia e hoje, com o uso de irrigação por pivôs, tem sua própria produção de sorgo-biomassa para fins energéticos.

Para o proprietário da Calmais, Antônio Holanda Neto, o sorgo-biomassa mostra um potencial muito positivo devido à baixa necessidade de água e tolerância ao estresse hídrico, quando comparado a outras culturas.

A gramínea tem sido usada nas duas fábricas montadas pela empresa, sendo uma para densificação de biomassa (produção de briquetes com sorgo), que abastece a outra para alimentação dos fornos voltados à produção de cal.

O produto atende às práticas ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa), que demandam cada vez mais as empresas no País.

Além da Calmais, a Embrapa busca novas parcerias com indústrias para testes com o sorgo-biomassa.

  • Agricultura: Sistema Diamantino renova pastagens e melhora produtividade em consórcio com sorgo

Geração de energia

Tipo de sorgo pode substituir até 66% da madeira em processos industriais.
Tipo de sorgo pode substituir até 66% da madeira em processos industriais. Foto: Reprodução/Embrapa

Dados da pesquisa indicaram que a substituição de até 66% da biomassa florestal por sorgo-biomassa densificado em processos de queima pode manter o conteúdo energético equivalente ao da queima de madeira, com teores de cinzas abaixo de 3%.

“Nada impede a queima de briquetes e pellets de sorgo-biomassa puro; entretanto, para início de testes na indústria, indicamos alimentar o forno com a mescla de 66% de briquete de sorgo e 34% de cavaco. Experimentalmente, nessas proporções obtivemos um poder calorífico equivalente ao da madeira. Isso abre um leque de possibilidades para as indústrias que buscam diversificar suas fontes de energia e segurança energética”, aponta Morales.

À medida que o mundo avança em direção a uma matriz energética mais limpa e sustentável, o sorgo-biomassa se posiciona como uma solução viável e promissora, capaz de transformar o cenário energético do País e garantir um futuro mais verde para as próximas gerações.

O que é o sorgo-biomassa?

O sorgo é uma planta originária da África. Com o milho, o trigo, o arroz e a cevada, completa a lista dos cinco cereais mais cultivados no planeta. Existem diferentes tipos de sorgo: granífero, silageiro, para corte e pastejo, sacarino, vassoura e biomassa.

O sorgo-biomassa é um tipo de sorgo cultivado especificamente para a produção de biomassa. Com um ciclo de crescimento que pode ser inferior a 180 dias, essa planta apresenta alta produtividade, permitindo colheitas rápidas e eficientes.

A biomassa do sorgo possui alto potencial produtivo, além de ser capaz de gerar energia com poder calorífico similar ao da cana-de-açúcar e do capim-elefante.

  • Educação: Livro apresenta e ensina manejo de 70 plantas de cobertura para agricultura
Tags: embrapageração de energiasorgo-biomassaSustentabilidade

Notícias relacionadas

Ao todo, foram moídas mais de 13,19 milhões de toneladas do cereal no país

Moagem de trigo apresenta crescimento de 3% no Brasil em 2024

A indústria de moagem de trigo no Brasil registrou um aumento de 3% em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira...

Reunião entre Brasil e Benin trata de cooperação agrícola e comércio

Reunião entre Brasil e Benin trata de cooperação agrícola e comércio

Na segunda-feira (5), o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcel Moreira,...

Fábricas de suco são interditadas por operar sem registro em São Paulo

Fábricas de suco são interditadas por operar sem registro em São Paulo

Duas fábricas de suco que atuavam fora das normas legais foram autuadas e interditadas preventivamente em Ribeirão Preto (SP). A...

Controle fitossanitário assegura exportação de frutas de Goiás

Controle fitossanitário assegura exportação de frutas de Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) desempenha um papel essencial na garantia da qualidade e segurança na exportação de...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.