Uma parceria entre a empresa de tecnologia digital Elsys, a Embrapa Agricultura Digital e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, irá testar soluções de conectividade e o uso de armadilhas inteligentes para o manejo integrado de pragas em propriedades rurais.
Conforme a Embrapa, o acordo de cooperação técnica que foi estabelecido no final de dezembro, ainda deve beneficiar produtores rurais em Alto Alegre, Jacupiranga e Lagoinha.
Tecnologia digital para manejo de pragas
Os municípios paulistas estão entre os selecionados pelo projeto Semear Digital que irão funcionar Distritos Agrotecnológicos (DATs) e irão receber ações para ampliar o acesso á internet e também para a adoção de tecnologias digitais para ser utilizado na produção agropecuária.
De acordo com a coordenadora de parcerias do Semear Digital e pesquisadora da Embrapa, a realização de provas de conceito nos DATs destes municípios é uma etapa que tem como objetivo buscar soluções de conectividade no campo.
Além disso, a parceria com a Elsys também contará com a participação direta do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e do Instituto Agronômico (IAC). Em Alto Alegre, a colaboração também inclui a implementação de uma solução da Elsys AI para auxiliar no manejo integrado da broca-da-cana-de-açúcar, sendo uma das principais pragas que afetam os canaviais no Brasil, comprometendo o desenvolvimento e a produtividade da cultura.
Portanto, a tecnologia envolve uma armadilha para capturar os insetos e a geração de imagens para monitoramento diário da lavoura, realizado de forma remota, utilizando técnicas de inteligência artificial e visão computacional.
“A armadilha digital é capaz de fornecer informações sobre o nível de infestação da praga e gerar mapas georreferenciados e alertas que chegam até o produtor via aplicativo de mensagens no celular e vão ajudá-lo a tomar decisões para o controle e manejo”, destaca Franz Bories, gerente de Novos Negócios da Elsys.
Semear Digital
Lançado em 2023, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital), que é coordenado pela Embrapa Agricultura Digital, conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A iniciativa também visa integrar pequenos e médios produtores rurais na revolução digital do campo, promovendo soluções de conectividade em áreas rurais e incentivando o uso de tecnologias digitais, como inteligência artificial, sensoriamento remoto, automação, agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação.
As atividades do projeto são implementadas em dez Distritos Agrotecnológicos (DATs), estrategicamente distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, abrangendo todos os biomas e diversas cadeias produtivas.