Após a passagem de uma frente fria no início da semana, temperaturas elevadas devem ocorreu devido a um sistema de alta pressão atmosférica que passou a predominar sobre a Região Sul e parte de Mato Grosso do Sul, limitando a formação de nuvens e reduzindo a chance de chuvas mais expressivas.
Com isso, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica dias de tempo firme e aumento gradual das temperaturas, pelo menos até a próxima quarta-feira (28).
Previsão de temperaturas elevadas

No Rio Grande do Sul, as áreas do oeste, centro e sul do estado devem enfrentar os maiores impactos. As máximas permanecem elevadas e podem superar os 38°C, especialmente na tarde de quarta-feira.
Enquanto a média histórica de janeiro na região costuma variar entre 31°C e 33°C, os termômetros podem registrar entre 35°C e 39°C no período de 24 a 28 de janeiro, cenário até 6°C acima do padrão esperado. Municípios como Alegrete, São Borja e Uruguaiana tendem a concentrar os valores mais extremos.
Em Santa Catarina, o centro-oeste também entra em alerta para o calor. Entre segunda (26) e quarta-feira (28), cidades como Chapecó, São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste podem registrar temperaturas entre 35°C e 36°C. A média histórica para janeiro gira em torno de 30°C, o que representa elevação de até 6°C por vários dias consecutivos.
- Agronegócio: Anvisa suspende venda de azeite, sal grosso e doce de leite após identificar irregularidades

No Paraná, o oeste do estado deve concentrar as maiores marcas, com máximas semelhantes às previstas para Santa Catarina. Regiões próximas a Cascavel, Guarapuava e Pato Branco podem ter temperaturas até 5°C acima da média mensal, que varia entre 30°C e 31°C.
Já em Mato Grosso do Sul, o calor ganha força a partir desta sexta-feira (23) e deve persistir até pelo menos segunda-feira (26). No oeste do estado, as máximas podem chegar a 39°C, principalmente no domingo (25). Em cidades como Ponta Porã, Dourados e Corumbá, os valores podem ficar entre 6°C e 8°C acima do padrão histórico de janeiro.







