Uma tempestade de granizo deixou lavouras cobertas por pedras de gelo em Goiás. O fenômeno climático aconteceu na segunda-feira (10) e causou danos aos produtores rurais.
A região Centro-Oeste apresenta clima predominantemente tropical, com verões úmidos e invernos secos. A região sudeste de Goiás, onde foi registrada a ocorrência, é conhecida por ter o clima mais gélido do que em outras regiões do estado.
Produtores rurais amargam prejuízos com tempestade de granizo
De acordo com o Sindicato Rural de Rio Verde (GO), a chuva de granizo de aproximadamente 15 milímetros teve duração de cerca de 10 minutos, tempo suficiente para causar os estragos.
Com a tempestade, diversas lavouras de sojas foram destruídas, entre elas, a do produtor rural e presidente do sindicato, Olávio Teles Fonseca.
“Nossa lavoura estava sendo colhida quando fomos surpreendidos pela chuva, que durou pouco tempo, mas que fez estragos enormes”, apontou.
Conforme o presidente, a chuva deixou mais de 150 hectares da lavoura destruídas e aproximadamente 45 sacas por hectares foram perdidas no talhão que ainda não havia sido colhido.
“É muito triste olharmos para a lavoura e nos depararmos com esse estrago”, lamentou Olávio.
Ver essa foto no Instagram
O produtor ainda ressaltou que soube de outros quatro vizinhos que também sofreram com os prejuízos da tempestade, com áreas maiores atingidas. Além disso, ele criticou o anúncio da super safra, apontando que a safra só pode ser mensurada após o término da colheita.
“Muito se fala sobre super safra, mas ela só deve ser contabilizada quando os grãos estiverem depositados nos armazéns, pois não sabemos o que nos reserva o dia de amanhã”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a Equatorial, empresa de distribuição de energia em Goiás, a instabilidade climática já havia sido alertada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), entretanto, a tempestade superou as previsões.
Além das lavouras, o fenômeno também causou danos à infraestrutura elétrica, afetando postes, cabos e cruzetas da rede de energia.