A cereja normalmente é cultivada em locais frios e é uma fruta desejada por todo mundo, mas saiba que é possível plantar suas sementes em casa, seja em um vaso ou no seu jardim.
Neste conteúdo você irá aprender as diferentes formas de plantar a fruta em casa e os cuidados necessários com o cultivo.
Apenda como plantar cereja em casa
A cerejeira é considerada uma árvore que chega a medir aproximadamente 10 metros de altura, onde sua plantação se torna até mesmo uma árvore ornamental.
Mesmo com as adversidades do clima, é possível plantar uma cerejeira em casa. O primeiro passo é comprar uma muda de cerejeira já formada ou uma planta jovem, mas também pode ser utilizado através das sementes da fruta.
Para plantar a cerejeira no jardim, o aconselhado é que seja adquirido uma muda já germinada. O solo escolhido deve ser fértil e com uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água. Também deve se atentar ao local escolhido para a plantação, na qual teve ser iluminado diariamente pelo sol por pelo menos quatro horas por dia.
Após escolher o local em seu jardim, deve fazer um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e plantar a muda, depois basta preencher o espaço que sobrou com a terra e fixar bem a planta.
Em casos de plantação em vasos, deve utilizar as sementes de cereja. O primeiro passo é preencher o fundo do vaso com cascalho ou folhas mortas secas para auxiliar com a drenagem. Logo em seguida, adicione a terra até a metade do vaso e então coloque as sementes.
Por fim, cubra o vaso com o resto da terra, mas com cuidado para que as sementes não fique totalmente na profundidade do vaso. A rega da plantação deve ser realizada mais ou menos a cada três ou quatro dias, mas é importante ficar de olho para não deixar a terra muito seca.
Benefícios da cereja para a saúde
A cereja é rica em fonte de triptofano, serotonina e melatonina, sendo capaz de melhorar o sono e o humor, além de ser um alimento capaz de auxiliar no combate da depressão e da insônia.
A fruta ainda é um poderoso antioxidante e possui ação anti-inflamatória, contribuindo para evitar o envelhecimento precoce. Composta por fontes de vitaminas A e C, também atuam como antioxidantes e auxiliam no processo de cicatrização e na formação dos ossos.
Confira os demais benefícios do consumo da fruta
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Auxilia na recuperação pós-treino
- Alivia os sintomas de artrite e gota
- Ajuda a controlar a glicemia
- Melhora a saúde dos olhos
- Melhora a saúde da pele
- Auxilia no combate ao câncer