O Brasil fecha o ano com a abertura de 76 mercados para produtos do agronegócio brasileiro em 38 países. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), uma das principais conquistas foi a abertura do mercado mexicano para carnes bovinas e suína do Brasil.
Ao todo, as aberturas contemplam uma variedade de produtos, incluindo carnes, grãos, frutas, vegetais e produtos florestais.
Abertura de 76 novos mercados para o agronegócio
A abertura do mercado mexicano foi considerado o principal pois a medida estava sendo esperada há mais de 20 anos. O México é o segundo maior importador mundial de carne suína in natura, com importações de 1,2 milhão de toneladas em 2021.
O Brasil também conquistou importantes avanços nas negociações com a China. Além disso, também foi fechado acordos com o Chile e a União Europeia. Sendo assim, o Brasil é o primeiro país latino-americano a ter esse mecanismo de habilitação delegada com o Chile.
Em um balanço, o Ministério também destacou que em novembro foi anunciada a designação de nove novos adidos agrícolas, que seguirão para postos estratégicos, como China, Reino Unido, Cingapura, Itália, Rússia, Estados Unidos, Peru e Bélgica.
Exportações para o comércio exterior
Já as exportações do agronegócio brasileiro bateram o recorde de US$ 139,58 bilhões nos dez primeiros meses do ano, no qual o crescimento foi superior a 3% em valor e de quase 10% em volume, se comparado com o mesmo período de 2022.
As principais culturas que impulsionaram esse cenários foram a soja, complexo sucroenergético e cereais, farinhas e preparações.
A Ásia permanece em destaque sendo o principal destino, com US$ 74,60 bilhões em exportações, seguida pela União Europeia, com US$ 18,43 bilhões e e por fim a China com US$ 51,10 bilhões em exportações.
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