Um estudo recente da Embrapa Territorial avaliou o impacto da concessão de crédito rural sobre o salário, emprego e o PIB da Agropecuária na região de Matopiba, que compreende partes dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
De acordo com os resultados das avaliações, que considerou o período de 2013 a 2017, tanto a variação do crédito rural quanto os níveis de salários e empregos na agropecuária impactaram positivamente o PIB do setor na região.
Além disso, o crescimento no PIB e no nível de empregos pode resultar em melhoria de salários para trabalhadores da região.
Segundo a análise da Embrapa, o aumento do volume de crédito rural tem um impacto significativo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária em 17 municípios da região compreendida entre o Oeste da Bahia, o Sul do Maranhão e o Sudoeste do Piauí.
A analista Daniela Tatiane de Souza argumenta que o crédito melhora a estrutura de produção e, por conseguinte, os lucros dos produtores, o que tende a aumentar o PIB da Agropecuária.
Aplicativo apresenta dados sobre a região de Matopiba
O estudo se baseou em dados disponibilizados pela plataforma GeoMatopiba, lançada pela Embrapa Territorial em 2020.
A plataforma, que é gratuita, pode ser acessada online e contém painéis interativos com informações dos 337 municípios da região Matopiba, incluindo empregos formais, crédito rural, produção agropecuária e tecnologias disponíveis pela Embrapa para a região.
Os dados são apresentados em mapas, gráficos e tabelas e podem ser baixados. Para mais informações acesse GeoMatopiba.