Com a copa do mundo, Catar tomou visibilidade internacional e uma coisa que nem todos sabiam é que 70% da carne de frango consumida no país é brasileira. E com o maior torneio esportivo do mundo, as exportações brasileiras deram um salto.
O Brasil é o principal exportador de carne halal do mundo, que é consumida pelos catarianos. Somente de janeiro a outubro deste ano, o pequeno país do oriente médio, importou 90,6 mil toneladas da carne brasileira, gerando uma receita de mais de US$ 177,9 milhões em exportações.
Mas afinal, o que é halal? Em poucas palavras, o termo pode representar aquilo que é lícito, o que é permitido aos muçulmanos e que, além de alimentos, se refere também a hábitos do dia a dia.
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No que se refere à carne halal, Ali Saifi, diretor executivo da CDIAL Halal, empresa especializada na certificação deste tipo de alimentos, explicou que para a carne estar halal, ela tem uma forma de abate que deve ser seguida.
“A causa da morte tem que ser a degola, onde se esvai a maior quantidade de sangue possível e o animal tem que ser tratado de forma humanitária, respeitosa, que tenha bem-estar animal”, disse Saifi.
Carne de frango brasileira é divulgada pelas ruas de Doha
Durante a Copa do Mundo do Catar, cerca de 30 painéis anunciando a carne de frango brasileira foram espalhados por Doha, capital do Catar.
A iniciativa é uma parceira entre a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que iniciaram uma campanha de promoção das exportações da carne de frango nas principais avenidas de Doha, capital do Catar.
Os painéis estão distribuídos pela cidade com os dizeres: “Frango Halal do Brasil: trazendo sabor e sustentabilidade para mais de 150 países. Experimente no Catar!” (escritas em árabe e em inglês).
A divulgação busca reforçar a presença do produto brasileiro tanto no Catar como no mercado internacional islâmico.
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De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, o momento é oportuno para reforçar a imagem do país no mercado muçulmano, posto que o Brasil é o principal exportador de carne halal do planeta.
“A Copa é uma oportunidade única de fortalecimento de imagem. Para o nosso setor, é ainda mais especial, diante do nosso vínculo da imagem brasileira com o futebol e o fato de sermos o grande fornecedor de proteína para este mercado. Nesta Copa, o Brasil deve marcar gols muito além dos estádios, reforçando sua posição como parceiro pela segurança alimentar das nações islâmicas”, ressaltou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.