A Agrishow 2023, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, abriu espaço para as memórias do campo com o Museu do Trator, que expõe e conta a história de máquinas agrícolas desde os anos 50.
Considerado um dos maiores eventos no ramo agrícola mundial, a 28ª edição vai das 09h às 18hs, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro – Leste (Centro de Cana).
Museu da Agrishow 2023
- No Museu do Trator, os produtores rurais e profissionais do agro vão perceber a evolução dos métodos utilizados na agricultura, ao comparar os tratores antigos e históricos com as máquinas modernas expostas na Agrishow 2023.
Segundo a organização da feira, os tratores em exposição foram restaurados por uma oficina de São Carlos-SP e funcionam normalmente.
Os visitantes podem conhecer máquinas preservadas, como os primeiros tratores vindos para o Brasil dos Estados Unidos e da Europa, que deu início a uma grande transformação no setor.
O Brasil deu início a fabricação de tratores só a partir de 1959 com a instituição do Plano Nacional da Indústria de Tratores Agrícolas pelo governo federal. Por isso, antes, importava da América do Norte e da Europa.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Modelos em exposição
O museu expõe tratores antigos da década de 50 em diante. Entre os clássicos que podem ser vistos pelo público na feira agrícola está: o modelo 730 a diesel da John Deere, de 1958. Além dele, a máquina modelo 830 também a diesel da Case, de 1960. Ambos foram importado dos Estados Unidos e são de proprietários do interior de São Paulo.
História dos tratores
No século XVIII e XIX, durante a Revolução Industrial, no século XVIII e XIX, surgiram as primeiras máquinas agrícolas modernas, ue ainda tinham arados movidos a tração animal e máquinas de semeadura, que substituíram os métodos manuais de plantio e cultivo.
No início do século XX, surgiram também as primeiras colheitadeiras, que substituíram o trabalho manual de corte e colheita de grãos e nas das décadas seguintes, vários inventores foram trazendo a evolução das máquinas agrícolas, com tecnologias que melhoram a eficiência, a precisão e a sustentabilidade da agropecuária.