Apesar da economia brasileira estar sob pressão devido ao aumento generalizado dos preços, o Banco Central do Brasil acabou elevando a sua previsão para a economia do país de 1% para 1,7% neste ano de 2022.
Segundo o órgão, a mudança acontece devido ao desempenho positivo e inesperado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil durante o primeiro trimestre do ano, que gerou uma alta de 1% em comparação com os três meses antecedentes. O BC espera manter essa tendência.
Economia: Inflação brasileira fecha o mês de maio em 0,47%, segundo dados do IBGE
Usando como base este contexto, a produção está em dois décimos de pontos percentuais superior à do Governo, que tem como expectativa um crescimento de 1,5% e um ponto mais alto que a última previsão divulgada pelo mercado financeiro (0,70%) para o país sul-americano.
É importante ressaltar, no entanto, que a América Latina também sente os efeitos tragos pelo “aperto monetário” e a persistência dos choques de oferta, assim como outros fatores que estão diretamente ligados à instabilidade internacional atualmente.
Agricultura: Gengibre: 5 benefícios incríveis para a saúde
Em uma apresentação divulgada na internet, o Banco Central afirma que “a incerteza na projeção permanece maior do que o habitual, num cenário de guerra contínua na Ucrânia e de riscos crescentes de abrandamento global” devido a “pressões inflacionistas”.
Inflação anual
Não podemos esquecer que a inflação brasileira foi de 11,7% ao ano, durante o mês de maio, embora o mercado financeiro espere fechar o ano com aproximadamente 8,5%, o que mesmo assim ultrapassa o limite máximo estipulado para 2022, que é de 5,0%.
Agropecuária: Boi gordo: políticas adotadas pela China trazem prejuízos para o mercado brasileiro
A elevação nos preços obrigou o BC do Brasil a aumentar gradativamente as taxas de juros oficiais, que atualmente se encontram em 13,25% ao ano. Esta é a maior elevação desde o mês de dezembro de 2016.
Na balança comercial, a previsão é de superávit (exportações superando importações) e passou de US$ 83 bilhões para US$ 86 bilhões.