Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Brasil leva avanço da algicultura à conferência da ONU sobre indústria e clima

Encontro internacional reúne países para debater práticas sustentáveis e oportunidades econômicas na cadeia de algas.

Por Arieny Alves
Publicado em 28/11/2025 às 14:47
Atualizado em 28/11/2025 às 14:55
Brasil leva avanço da algicultura à conferência da ONU sobre indústria e clima

Foto: Divulgação/Ministério de Aquicultura

Share on FacebookShare on Twitter

O avanço da algicultura e seu potencial para integrar soluções climáticas abriu as discussões do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na 21ª Sessão da Conferência-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), realizada de 23 a 27 de novembro, em Riade, na Arábia Saudita.

O tema foi apresentado pelo chefe da Assessoria Especial Internacional do MPA, Eduardo Sfoglia, durante painel dedicado à chamada Indústria Azul.

LEIA TAMBÉM

Estoque de Cédulas de Produto Rural alcança R$ 565 bilhões em maio

Estoque de Cédulas de Produto Rural alcança R$ 565 bilhões em maio

China e Panamá abrem mercado para novos produtos agropecuários brasileiros

China e Panamá abrem mercado para novos produtos agropecuários brasileiros

Avanço da algicultura

Cultivo de algas
Foto: Envato

A Unido utiliza o conceito para agrupar atividades econômicas ligadas aos ambientes marinhos e continentais que contribuem para cadeias industriais mais inovadoras e sustentáveis.

A algicultura foi incluída pela COP30, realizada em Belém, como uma solução baseada na natureza dentro do eixo de Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares da Agenda de Ação Climática. Em um painel organizado pelo MPA durante a conferência, pesquisadores e representantes do governo discutiram a contribuição das algas para a preservação da biodiversidade, para a resiliência dos sistemas alimentares e para a manutenção de ecossistemas costeiros.

Na ocasião, o ministro André de Paula anunciou que o Brasil passou a integrar a Iniciativa Global das Nações Unidas para as Algas (UNGSI), voltada ao desenvolvimento sustentável do setor.

  • Piscicultura: Goiás divulga orientações para pesca no período da piracema; confira

Potencial produtivo e climático

As algas têm alto valor nutricional e são empregadas na produção de bioinsumos, ração animal, fármacos, hidrocoloides e aditivos capazes de reduzir emissões de metano no gado. Como apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa e elevada capacidade de absorção de carbono, cadeias produtivas baseadas em algas tendem a operar com saldo climático positivo.

Por isso, diferentes países têm adotado a algicultura como estratégia para ampliar a adaptação climática, impulsionar economias costeiras e fortalecer a segurança alimentar.

Algas marinhas
Foto: Envato

A UNGSI tem como objetivo orientar práticas sustentáveis de produção e comercialização de algas e ampliar a participação de pequenos produtores. Também atua na articulação global de pesquisas, inovação e políticas comerciais. Além do Brasil, participam Chile, França, Indonésia e Madagascar.

Coordenada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a iniciativa reúne ainda FAO, COI-Unesco, Unido e Pacto Global da ONU.

  • Meio ambiente: Pequenas áreas úmidas têm papel estratégico na conservação ambiental, aponta estudo
Tags: avanço da algiculturaindústria e climaONUpotencial climático

Notícias relacionadas

O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença internacional e já acumula 641 novas aberturas de mercado para produtos do setor .

Agronegócio brasileiro alcança 641 novas aberturas de mercado no exterior

O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença internacional e já acumula 641 novas aberturas de mercado para produtos do setor...

Novo decreto amplia incentivos à conservação ambiental no meio rural

Novo decreto amplia incentivos à conservação ambiental no meio rural

A regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), oficializada pelo Decreto nº 13.018/2026, trouxe novas diretrizes para...

Superávit da balança comercial chega a US$ 4,7 bilhões em junho até a 2° semana

Superávit da balança comercial chega a US$ 4,7 bilhões em junho até a 2° semana

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,5 bilhão na segunda semana de junho de 2026, resultado de exportações...

Goiás registra superávit de US$ 803 milhões na balança comercial em maio

Goiás registra superávit de US$ 803 milhões na balança comercial em maio

Goiás encerrou o mês de maio de 2026 com saldo positivo de US$ 803 milhões na balança comercial. O resultado...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2026 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.