O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de milho do mundo. O grão está entre os alimentos mais antigos da humanidade. Nesta safra 2022/23, o país deve produzir 125,7 milhões de toneladas do cereal, 11% a mais que no último ciclo, segundo dados de junho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Pensando na importância do milho para a indústria e para alimentação humana e animal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece cursos, cartilhas, vídeos online e presenciais, capacitações sobre a produção de milho para as mais diversas finalidades.
Conteúdos sobre produção de milho
Os cursos são online e com certificado de conclusão. As aulas possuem recursos interativos, como chats, fóruns, vídeos e podcasts. O conteúdo pode ser acessado no site EaD Senar https://ead.senar.org.br/.
No portal de Educação a Distância da instituição, há diversos cursos como agricultura de precisão na colheita; cultivo e produção de grãos; pós-colheita; produção de silagem de grão úmido de milho e agricultura de precisão na semeadura, entre outros.
No site e no aplicativo Coleção Senar , há cartilhas disponíveis para consulta com conteúdos sobre armazenamento; tratamento de sementes, áreas de refúgio e vazio sanitário; classificação; manejo integrado de pragas e manejo fitossanitário em https://cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar.
As pessoas ainda podem assistir aos vídeos educativos sobre manutenção e regulagem do sistema de alimentação de colheitadeira de grãos e sobre o ponto certo da colheita de milho para ensilagem do grão úmido em https://cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar/videos.
Cursos presenciais
Na formação profissional, com cursos presenciais nos Sindicatos Rurais, o Senar conta com iniciativas voltadas para armazenamento, secagem, análise e classificação de grãos e beneficiamento.
Basta entrar em contato com a Federação da Agricultura e Pecuária do seu estado e ver a disponibilidade, ou acesse agenda de cursos no link https://cnabrasil.org.br/formacao-profissional.