A Expoagro Afubra 2024 acontece de 19 a 22 de março no Parque de Exposições da Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, Rio Grande do Sul. A feira voltada para a agricultura familiar destaca máquinas, lavouras, animais, palestras e tecnologias.
A 22ª edição do evento com entrada gratuita é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que tem expectativa de ultrapassar os 186 mil visitantes entre produtores e outros visitantes e os R$ 347 milhões em movimentação de negócios de 2023.
Programação Expoagro Afubra 2024
A Expoagro Afubra 2024 oferece ao produtor rural conhecimentos sobre culturas não commodities como plantas alimentícias não-convencionais (PANC’s), erva-mate, tabaco e fumo. Além disso, apresenta também aspectos da pecuária de caprinos, ovinos, equinos, gado de corte e de leite.
O visitante terá acesso à exposição de máquinas e equipamentos, lavouras demonstrativas, dinâmica de máquinas, Dia do Arroz, Piscicultura, Animais, Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, palestras técnicas, Usina de Biodiesel, Quintais Orgânicos, Agroindústrias Familiares, Espaço de Inovação do Agro, Hortaliças e Área Florestal.
Com programação das 8 às 18 horas, as atrações acontecem no Espaço de Inovação do Agro, no Pavilhão da Agricultura Familiar e em auditórios de palestras. São mais de 500 expositores com soluções e tecnologias principalmente para o pequeno produtor rural.
- Feiras do agronegócio 2024: Veja o calendário de eventos e feiras no Brasil
Espaço de Inovação do Agro
O Espaço de Inovação do Agro promoverá oportunidades de negócios e inovações, com a novidade Arena de Robótica, com a participação de escolas, apresentações de startups do agro, ações de empreendedorismo, fóruns voltados à educação rural, entre outras atrações.
Pavilhão da Agricultura Familiar
O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, contará com 216 agroindústrias que comercializarão diversos itens produzidos em empreendimentos em todas as regiões do Rio Grande do Sul, como: embutidos, queijos, lácteos e mel de origem animal; pães, bolachas, geleias, frutas cristalizadas e conservas de origem vegeral; além de licores, sucos, vinhos, cachaças, artesanato rural, plantas e flores.
Pavilhão dos Animais
A feira contará com o Pavilhão dos Animais com exposição de equinos, bovinos, ovinos, caprinos e coelhos; além de compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia.
Outras atrações
O Bosque Verde é Vida desenvolverá atividades com escolas parceiras demonstrando as ações da Bolsa de Sementes. Já o Pavilhão da Bioenergia também terá ações do Programa de Coleta de Óleo Saturado: como são as atividades da escola e como são tratados os resíduos.
Será promovido ainda o Primeiro Workshop de Energias Renováveis com especialistas, cases e demonstrações de produtos, abordando os temas de energia limpa solar e fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, além de carbono neutro e de ESG (Ambiental, Social e Governança).