Depois de dias marcados por chuva intensa e tempo instável, o sol voltou a aparecer em grande parte do Sul do Brasil neste sábado (4).
A melhora no tempo veio acompanhada de rápida elevação das temperaturas, mas a trégua será breve: uma nova frente fria está prevista para alcançar a região neste domingo (5), provocando temporais e mudança brusca no clima.
Frente fria no Sul do Brasil

Com o afastamento das áreas de instabilidade, os termômetros subiram rapidamente. Em Porto Alegre, por exemplo, a manhã de sábado registrou 25,8°C, quase 6°C a mais do que no mesmo horário da sexta-feira. No interior do Paraná e de Santa Catarina, o aumento médio foi de até 3°C.
O calor deve se intensificar ao longo do fim de semana, impulsionado pelo vento quente que sopra do Norte e pelo fenômeno conhecido como aquecimento pré-frontal, que ocorre antes da chegada de uma frente fria.
- Agronegócio: População ocupada no agronegócio atinge 28,2 milhões de pessoas no 2º trimestre de 2025
Conforme a previsão, o domingo será o dia mais quente desde março em várias cidades da região. Porto Alegre pode atingir 33°C, enquanto Curitiba deve registrar cerca de 30°C. No norte do Paraná, as temperaturas podem chegar a impressionantes 38°C.
Apesar do predomínio do sol e do calor, o cenário muda no fim do dia. A nova frente fria avança pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai ainda durante a tarde de domingo, espalhando-se gradualmente por todo o estado à noite. Há previsão de tempestades com granizo e ventos que podem variar entre 80 e 100 km/h, especialmente em cidades como Uruguaiana, Bagé e Pelotas.
O extremo oeste e o litoral sul de Santa Catarina também devem registrar chuva no fim da noite. Já nas demais áreas catarinenses e no Paraná, o domingo deve permanecer ensolarado e quente, sem risco de precipitação.

Na segunda-feira (6), a frente fria avança sobre toda a região, levando os temporais a Santa Catarina e ao Paraná. Em seguida, uma massa de ar frio de origem polar derruba novamente as temperaturas, marcando o retorno do tempo mais ameno nos primeiros dias da próxima semana.