O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que o primeiro edital de chamamento público, voltado Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) já está aberto. A proposta visa selecionar projeto de residência profissional agrícola para atuação específica junto à cadeia de aquicultura.
A iniciativa é coordenada pelas secretarias de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e de Aquicultura e Pesca (SAP) do Mapa. Já o Programa AgroResidência é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins.
Agricultura: Produtores não precisam mais colocar prazo de validade em vegetais frescos
O objetivo é apoiar projetos de residência elaborados e coordenados por instituições de ensino de todo Brasil, que são voltadas para o aperfeiçoamento técnico dos estudantes, além de favorecer a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e, consequentemente, contribuir no desenvolvimento do setor.
As instituições de ensino, que são vinculadas à Administração Pública Federal, que tenham interesse em participar devem enviar as propostas à Comissão de Seleção e Avaliação de Projetos, em formato PDF, para o endereço eletrônico “programa.residencia@agro.gov.br”.
Plantio: Colheita de algodão, em Goiás, ultrapassa 50% da área plantada no estado
Importante ressaltar que ao enviar o e-mail com o projeto, este deve ser identificado no assunto do correio eletrônico da seguinte forma: “Edital 01/2022 (indicar o nome da instituição)”. O prazo para o envio dos projetos são de meia-noite do dia 1º de agosto às 23h59 do dia 22 de agosto de 2022, conforme o edital.
Mais informações sobre o chamamento público poderão ser solicitadas ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/ SAF/ Mapa), pelos telefones (61) 3276-4675 / 3276-4674 ou pelo e-mail “programa.residencia@agro.gov.br”.
Economia: IPCA-15: com seus 0,13% previa da inflação de julho é a menor desde 2020
As propostas selecionadas serão contempladas com financiamento estimado em R$ 1 milhão. Os recursos deverão ser usados para custeio das bolsas de residentes, professores orientadores e despesas com a participação dos alunos residentes, professores orientadores, técnicos orientadores e de colaboradores eventuais em reuniões, oficinas, seminários, congressos e afins.
AgroResidência
O Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) tem como objetivo apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias uma plena atuação nas áreas de ciências agrárias e afins, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
Agromercado: Segundo Abiarroz, exportações de arroz se recuperam no 1º semestre de 2022
O público-alvo do programa são os jovens com idades entre 15 e 29 anos, estudantes ou recém-egressos de cursos, de nível médio ou superior, nas áreas de ciências agrária e afins.
A Residência Profissional Agrícola é caracterizada pela inserção dos residentes, através de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício profissional.
Agropecuária: Mercado varejista apresenta alta significativa no preço dos produtos lácteos
O programa propõe ainda a aproximação e o fortalecimento da relação entre o universo acadêmico e a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos do setor produtivo agrícola.