Com a imposição de um teto para as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cima dos itens considerados essenciais, surtiu um efeito sobre a inflação do mês de julho.
De acordo com o cálculo feito pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produtos como a gasolina, etanol e energia elétrica apresentaram uma redução de preço na prévia do mês.
Os número oficiais foram divulgados nesta Terça-feira (9/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontaram uma redução de -0,68% no sétimo mês de 2022.
Os dados mostram que a queda de preços durante o mês de julho, juntamente com o incentivo da redução tributária, ainda está longe de compensar o avanço dos preços de muitos produtos, nos últimos meses.
O fato justifica-se pelo fato de que, nos últimos 12 meses, vários produtos apresentaram forte alta, que foi considerada acima da inflação acumulada para o período, de 10,07%. Dentre estes itens estão o óleo diesel e o gás de cozinha.
Durante o mês de julho, a gasolina, por exemplo, ficou 15,48% mais barata, porém ainda acumula alta de 5,64% em 12 meses.
Já o gás de cozinha, que é um dos itens que mais pesam sobre o orçamento das famílias de menor renda, acumula alta de 21,36% em 12 meses, mesmo com o recuo de 0,36% em julho.
Variação de preços de itens que tiveram limitação no ICMS
Dados do IPCA mostram que alta em 12 meses segue forte em muitos casos