Uma missão brasileira ao Japão foi realizada com o objetivo de fortalecer o comércio bilateral e ampliar as oportunidades para o agronegócio brasileiro.
A delegação foi chefiada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, acompanhado do adido agrícola em Tóquio, Marco Pavarino.
Missão brasileira ao Japão

Em 2024, o Japão importou mais de US$ 3,3 bilhões em produtos do Brasil, com destaque para carnes, café e cereais, ocupando a sétima posição entre os maiores compradores de itens agropecuários brasileiros.
Durante a agenda em Tóquio, a comitiva se reuniu com autoridades do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), entre elas o diretor-geral de Exportações e Assuntos Internacionais, Atsushi Suguinaka, e o diretor-substituto de Segurança Alimentar, Ozuki Do.
O encontro tratou da ampliação de mercados e de questões sanitárias e fitossanitárias. Também houve reuniões com o embaixador Octávio Côrtes e representantes de grandes tradings, como a Kanematsu, além da cooperativa agrícola Zen-Noh, quando foram discutidas novas oportunidades para o fornecimento de soja, farelo de soja e proteínas animais.
Em Osaka, a delegação visitou a Expo 2025, que reunirá mais de 150 países em torno do tema “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”. No Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, foram realizados seminários e painéis sobre segurança alimentar, sustentabilidade e estabilidade na oferta de grãos ao mercado japonês.
Cadeia proteína animal

As ações também incluíram a apresentação de mostras sobre a cadeia de proteína animal, como “Da Nossa Mesa para a Sua Mesa”, da ABPA, e “Carne Bovina Brasileira: a carne que alimenta o mundo”, da ABIEC.
Com o fortalecimento das negociações e do diálogo institucional, a expectativa é que Brasil e Japão avancem em uma agenda de longo prazo, com maior diversificação das exportações e consolidação do país como parceiro estratégico na segurança alimentar global.
- Agricultura: Certificado fitossanitário ultrapassa 20 mil emissões e acelera exportação de produtos vegetais