Na manhã da última sexta-feira (31) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Morrinhos, executou mandados de busca e apreensão em residências, em uma operação que apura o furto de gado em propriedades rurais da cidade.
A Polícia Civil foi informada sobre o roubo de aproximadamente 14 cabeças de gado na zona rural de Morrinhos.
Furto de gado
De acordo com a Polícia Civil, após o furto, um dos animais foi identificado sendo leiloado em um evento online e ainda foi constatado que o leilão estava comercializando parte do gado roubado, sem as devidas guias e documentos, o que permitiu à Polícia Civil localizar e recuperar parte dos animais.
Durante a operação, mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos para coletar mais evidências. Em uma das residências, a polícia encontrou 19 munições de calibre 22 e porções de maconha, resultando na prisão em flagrante de um homem de 61 anos.
Na casa do outro investigado, foram descobertos vários animais silvestres mantidos em cativeiro em condições precárias, incluindo 33 canários-da-terra, uma arara-canindé e três jabutis.
Além disso, a polícia também encontrou pés de maconha cultivados no quintal. Após tomar conhecimento do caso, os animais foram encaminhados ao órgão ambiental competente para cuidados adequados.
Operação contra tráfico de animais
Em janeiro deste ano, uma operação da Polícia Federal (PF) também foi realizada para prevenir o tráfico ilegal de animais.0
A operação conjunta entre a PF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de pelo menos 33 animais, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O valor total das multas aplicadas pelo Ibama chegou a R$ 61,4 mil.