A Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) informou, nesta segunda-feira (30/1), que a Romênia confirmou um surto de gripe aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP). Os casos foram confirmados em uma fazenda no centro do país.
Segundo autoridades de saúde do país europeu, o surto infectou 42.154 aves de capoeira e matou 23.472 delas. Esta é a primeira ocorrência da doença no país desde maio do ano passado.
Além da Roménia, outros países da Europa também enfrentam o surto da doença, como Holanda, Polônia, Hungria e França, onde neste último o governo chegou a definir que a situação da gripe aviária é ainda mais dramática.
Gripe Aviária no Brasil
Apesar de não ter casos registrados da doença, o Brasil intensificou as medidas de prevenção, pois países vizinhos já notificaram focos da doença.
De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o trabalho desenvolvido, neste momento, é para detectar eventual ingresso da doença no país e evitar os riscos de sua disseminação.
“O período de maior migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril. Por isso, neste momento, o trabalho que vem sendo realizado é o aumento das ações de vigilância pelo serviço veterinário oficial e órgãos ambientais e o reforço das medidas de biosseguridade nas granjas pelos produtores”, informou.
O foco da campanha é sensibilizar cidadãos, veterinários, avicultores e policiais ambientais sobre a importância de notificar imediatamente as suspeitas, entender comportamentos atípicos ou alta mortalidade de aves comerciais, de quintal e silvestres e aprender noções básicas de prevenção.
A doença viral é altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres. A IAAP também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não há transmissão por meio do consumo de carne e ovos.