A água é o nutriente mais importante para a vida e quando falamos de produção animal a qualidade da água deve ser uma preocupação, posto que o corpo animal é composto de 50% a 80% do líquido.
De acordo com a veterinária da Auster Nutrição Animal, Ana Paula Backes, a água é um importante elemento no processo digestivo, na manutenção da pressão intracelular e liberação de toxinas do organismo, que ocorre por meio da urina. Para ela, isso tem influência direta no padrão de consumo alimentar dos suínos.
Em relação aos suínos, ela explica que além de dispor de volume ideal de água para os animais, é importante que a qualidade da mesma seja atestada. Segundo ela, a água deve ser potável e livre de matéria orgânica como coliformes fecais e substâncias tóxicas.
Além disso, a água precisa atender alguns parâmetros de qualidade definidos pela Resolução Conama nº. 396 e que sejam feitos monitoramentos periódicos.
“Para garantir essa qualidade, há análises microbiológicas, entre elas, de coliformes fecais, coliformes termotolerantes e bactérias heterotróficas e também análises físico-químicas, como pH, cloreto total, ferro e manganês e análises de dureza, que indicam a presença de íons minerais e propensão a formação de sais”, disse a médica veterinária.
Já nas granjas de galinha, técnicas devem ser seguidas como, por exemplo, em fases de creche, deixar as chupetas gotejando no alojamento até os três primeiros dias, ajudando o animal a encontrar a nova fonte de água. De acordo com ela, o produtor rural deve se preocupar em garantir o consumo de água nos níveis adequados.
Além da qualidade da água, animais devem ter acesso a água em abundância
Em caso de tratamentos terapêuticos, a água é um importante meio de fornecer boa parte dos nutrientes necessários, isso porque em momentos de enfermidades, se nota uma redução no consumo de ração. Portanto, “administrar tratamentos via água permite rápida disponibilidade aos animais”, afirma Ana Paula.
A médica-veterinária ainda explica que a deficiência no fornecimento de água como, também, a falta de cuidado com o espaço do animal, podem causar prejuízos à saúde deles, gerando impactos diretos no desenvolvimento zootécnico, como perda de peso.
- Influenza Aviária: após casos na Colômbia, Brasil reforça medidas de prevenção
Estudos indicam que animais com menor consumo de água, comem menos, fazendo com que tenham menor ganho de peso.