A implantação de um sistema de identificação animal vai possibilitar ao produtor rural o planejamento, monitoramento e gerenciamento das atividades operacionais e estratégicas da propriedade.
A tecnologia, que pretende ser de baixo custo e maior versatilidade, está sendo desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com a startup Taggen Industrie and Services, especializada em IoT e RFID.
A expectativa é que o produto seja disponibilizado ao mercado em etapas e deve estar completamente implantado em até dois anos.
- Tecnoshow 2023: confira os destaques da programação na feira do agronegócio
O sistema de identificação animal é fundamentado na tecnologia de comunicação digital sem fio BLE (Bluetooth Low Energy), composta por dispositivos individuais (beacons), leitores (gateways) e a plataforma Taggen de monitoramento em cloud.
Com isso, a ferramenta está sendo desenvolvida para ser de fácil manuseio, já que o BLE exige poucos acessórios, tornando o processo de instalação mais simples.
Atualmente, a solução é utilizada em diversos ecossistemas, como agrotech, ambientes prediais (indoor), logística, indústria, automotivo e hospitalar. Dessa forma, a ideia é adaptá-la para o ambiente rural (outdoor) a fim de monitorar os animais em tempo real.
Gerenciamento pecuário pode ser otimizado com sistema de identificação animal
Conforme explica o pesquisador da Embrapa, Alberto Bernardi, os benefícios são muitos, indo desde o inventário do rebanho até a rastreabilidade dos animais, passando pelo monitoramento do comportamento, bem-estar e segurança patrimonial.
O foco da tecnologia desenvolvida é auxiliar os pecuaristas interessados em
identificação, localização, rastreabilidade e certificação para gerenciamento de gado de corte.
- Tecnoshow 2023: feira terá exposição com cerca de mil animais, em Goiás
Segundo o CEO da Taggen, Werter Padilha, a intenção é distribuir os dispositivos por meio de lojas agropecuárias e disponibilizá-los com o conceito de “plug and play”, semelhante à compra de um chip de operadora de telefone em uma loja física, onde o cliente pode habilitá-lo e começar a usá-lo imediatamente.