O Projeto de Hortas Pedagógicas (PHP) obteve o reconhecimento e passou a integrar a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que atua na América Latina e Caribe promovendo cursos de capacitação e ações de intercâmbio, além de oferecer assistência técnica envolvendo temas relacionados aos programas de alimentação escolar.
Criada em 2018 pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a RAES é uma importante iniciativa para a promoção da alimentação saudável nas escolas.
Nesse contexto, a inclusão do projeto na rede reforça ainda mais o papel desempenhado pelo curso EaD Gestão de Hortas Pedagógicas, que tem por objetivo possibilitar um maior acesso às ferramentas estabelecidas dentro do PHP, seguindo a metodologia “Escolas Sustentáveis”, desenvolvida na esfera da parceria FAO-Brasil. Até o momento, mais de quinze mil pessoas foram capacitadas pelo curso, tornando-se gestores do projeto em todo o Brasil.
Segundo Kelliane Fuscaldi, coordenadora-geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, “a publicação do PHP na RAES fortalece as ações que o governo brasileiro vem implementando no âmbito da cooperação técnica internacional e torna possível a disseminação do conhecimento gerado em prol da segurança alimentar e nutricional de comunidades escolares”.
Na mesma linha de pensamento, a analista Guida Gorga, que coordena as atividades no campo de ação da Embrapa e o curso na modalidade EaD, destaca que fazer parte da RAES representa um reconhecimento da relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2018.
Além disso, novos conteúdos serão agregados ao curso a partir de 2023, com ênfase na interação dos professores e na utilização da horta pedagógica como um recurso didático efetivo.
O Projeto de Hortas Pedagógicas
O Projeto Hortas Pedagógicas, resultado da parceria entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social, tem como objetivo incentivar o consumo de hortaliças pelos estudantes e suas famílias, através da criação de hortas nas escolas.
A etapa-piloto do projeto foi implantada em 2019 em quatro escolas de São Luís (MA) e José de Freitas (PI), municípios com baixos níveis de IDH.
Com o sucesso das experiências, o curso de Educação a Distância “Gestão de Hortas Pedagógicas” foi criado para permitir o acesso aos materiais e vídeos que compõem o PHP, possibilitando a expansão do projeto para todo o país.
- Tecnoshow 2024: maior feira agro do Centro-Oeste acontece de 8 a 12 de abril
As inscrições gratuitas são feitas pelo portal e-campo da Embrapa e o curso passou a ser um ponto de partida para processos de educação alimentar e nutricional, com a inclusão dos produtos das hortas no cardápio escolar.