Até o final de outubro, mais duas frentes frias passarão pelo sul do país. O corredor de umidade que se forma na região, somado às áreas de instabilidade trarão de volta as tempestades nos próximos dias. Já nesta quarta-feira (26/10) há previsão de vendavais e queda de granizo para o Rio Grande do Sul.
No entanto, o que chama a atenção é a forte onda de frio que se aproxima do sul do país. De acordo com a Climatempo, o frio mais intenso será registrado no dia 02 de novembro, feriado de Finados, com possibilidade de temperaturas negativas, sobretudo, na serra e planalto catarinense e serra gaúcha.

Segundo a empresa de meteorologia, pela primeira vez na história do Brasil poderá haver neve no mês de novembro. Conforme a previsão, no dia 1° de novembro, terça-feira, se é esperado chuva congelada e neve sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha.
No dia 02 de novembro, feriado de Finados, e no dia 03 de novembro, também poderá gear em todo o sul do país.
- Carne mais barata?: Arroba bovina cai e lucros de frigoríficos devem subir
Frente fria fora de época

O frio fora de época que afeta o sul do Brasil é explicado pelo fenômeno La Niña, que colabora com as ocorrências de frio tardio no país.
O aquecimento global é outro fator importante para as quedas de temperatura. De certa forma, o planeta busca, naturalmente, equilibrar o clima pelo globo, o que contribui para temperaturas extremas em todo o mundo.
Além disso, a Oscilação da Antártica (AAO) vai estar numa forte fase negativa no final de outubro. Isso colabora para que frentes frias e ciclones extratropicais se formem em latitudes mais baixas, próximas ao sul do Brasil, como deve ocorrer. Portanto, no final do mês de outubro haverá mais chuvas na região sul do país.
Segundo a Climatempo, a partir do início de novembro a AAO ficará positiva, intensificando a entrada de ar mais frio e seco em parte da América do Sul.