O mês de outubro já registra os maiores volumes de chuvas desde 2017 para o mesmo período. De acordo com a Climatempo, isso se deve ao fenômeno La Ninã que tem provocado muitas instabilidades sobre o sul do país, especialmente entre o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná, com acumulados passando dos 300 mm em algumas áreas.
- Gasolina mais cara: Após 15 semanas de queda, preço médio da gasolina volta a subir nas bombas

Algumas áreas da região sul já registraram acumulados acima de 150 mm do que seria esperado para essa época do ano. Em alguns locais do oeste de Santa Catarina, o mês de outubro já é o mais chuvoso desde 2017.
Volumes de chuvas seguem aumentando pelo país

Segundo a Climatempo, os três estados da região sul serão afetados por instabilidades e temporais ao longo da semana. A partir desta terça-feira (18/10), boa parte do estado do Rio Grande do Sul terá forte presença das chuvas. Entre quinta (20/10) e sexta-feira (21/10), as chuvas avançam pelo Paraná chegando à região Sudeste e Centro-Oeste do país.
No Centro-Oeste, as precipitações mais fortes devem atingir grande parte do Mato Grosso, mais especificamente norte e nordeste do estado, até sexta-feira (21/10). No mesmo período, Goiás e Mato Grosso do Sul também serão afetados pelas chuvas.
Ainda segundo as previsões da Climatempo, as áreas de instabilidade sobre a Região Sul avançam pelo país em direção ao Sudeste. De acordo com o órgão, toda a faixa que vai desde o estado do Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Bahia e também o norte do estado de Minas Gerais, devem receber volumes de chuvas significativos a partir da próxima semana.