Um ingrediente pode fazer toda a diferença no sabor de um prato até mesmo em comidas ou em bebidas. Sendo assim, a canela uma pitada da especiaria na alimentação oferece aroma e gosto levemente adocicados.
Um dos mais antigos alimentos conhecidos e considerada símbolo da sabedoria na Antiguidade, a canela já foi muito procurada na Europa, período que gerou muitos lucros a seus comerciantes e, além disso, uma das suas qualidade é que ainda pode ser cultivada em casa.
Veja como plantar canela
Para o plantio é necessário analisar as condições locais para iniciar o plantio da caneleira. Leve em consideração o tipo de solo e clima da região, para assegurar uma plantação com bons resultados.
A propagação da árvore de canela é feita por meio de mudas, que devem ser adquiridas de viveiristas com referências. Além disso, as mudas devem ser plantadas nas covas previamente abertas e adubadas e no período chuvoso.
Em um período de 30 a 60 dias antes de plantar, abra e adube as covas, que devem ter 40 x 40 x 40 centímetros. De dez a 20 litros de esterco de gado curtido por cova, húmus ou matéria orgânica são recomendados para a adubação. Por cova, adicione 300 gramas de superfosfato simples.
A caneleira pode ser plantada em fundo de quintal e também em áreas maiores para exploração comercial. Em plantios tecnicamente formados, recomenda-se os espaçamentos 2 x 2 metros e 2 x 1,5 metro.
A canela pode ser colhida a partir do terceiro ano após o início do plantio, quando a casca da árvore começa a se soltar naturalmente. Em geral, o descolamento ocorre nos meses de outono.
Canela em pau
Além de raspas e em pó, a canela pode ser consumida em pau. Para se obter a canela em casca com formato enrolado é necessário que os ramos tenham de 1,5 a 2 centímetros de diâmetro quando forem colhidos.
Após a retirada total das folhas e brotos da árvore, colha os ramos e corte-os em pedaços de mais ou menos 50 centímetros de comprimento.
Com faca ou canivete, faça cortes longitudinais em partes iguais de cada um deles e, suavemente, remova as cascas do lenho.
Por fim, leve a canela para descansar em um local sombreado e bem ventilado para começar o processo de secagem. Após quatro ou cinco dias, exponha o material ao sol, desde que não seja muito intenso, para enrolar. Armazene o produto em recipientes de vidro bem limpos e fechados.