O milho é um dos alimentos que para muitos brasileiros não podem faltar na mesa. Apesar de ser consumido durante todo o ano, é muito comum vê-lo em altas no mês de junho, nas festividades juninas.
Ele pode ser consumido de diversas formas, seja cozido, fruto, torrado, refogado, na forma de salada, bolos, doces, sucos, sorvetes e entre outras.
Como plantar milho em casa

O primeiro passo importante é deixar as plantas de milho no lugar mais ensolarado do seu quintal, já que esse tipo de cultivo gosta bastante do contato com a luz. Geralmente a plantação pode atingir quase dois metros de altura.
Para preparar o canteiro, é preciso que seja retirado qualquer planta, pedra ou objeto que possa atrapalhar o crescimento do milharal.
Caso queira acrescentar adubo orgânico na terra é recomendado fazer isso entre duas a quatro semanas antes de semear o milho. Dessa forma, os nutrientes ficarão totalmente incorporados no solo.
Plante o milho em linhas em um canteiro com distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta. Cave uma pequena cova de aproximadamente dois dedos de profundidade e deposite três semanas. Caso as três germinem, escolha a mais forte e realize o raleio das plantas menores.
As regas para esse tipo de cultura são essenciais para um bom desenvolvimento do milharal e devem ocorrer regularmente. Aproximadamente cerca de 90 dias após o semeio poderá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade.
Benefícios do milho

O milho oferece diversos benefícios para a saúde como proteger a visão, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde intestinal, porque possui boas quantidades de carboidratos, fibras e antioxidantes.
As fibras insolúveis que estão presentes em boas quantidades no milho ajudam a diminui a absorção da gordura à nível intestinal, diminuindo assim a concentração de colesterol “ruim”, LDL no sangue.
Além disso, o alimento também ajuda a manter a saúde da pele, porque contém vitamina A, luteína e betacaroteno que evitam os danos causados pelos radicais livres na pele.
Veja os demais benefícios:
- Previne diabetes
- Melhora a disposição
- Evita doenças cardiovasculares
- Ajuda a emagrecer
- Mantém a saúde dos olhos