A temporada do frio está chegando e oficialmente inicia o inverno no dia 21 de junho, período que pode ser uma boa alternativa em plantar flores no próprio jardim de casa.
Algumas flores de inverno são possíveis de cultivá-las mesmo em pequenos espaços, então confira esse conteúdo que abaixo você irá descobrir algumas espécies de flores que podem ser plantadas em qualquer região do Brasil neste período.
Flores para plantar no inverno
A Gonfrena também chamada de parpétua, é uma planta muito durável e que atrai agentes polinizadores, sendo encontrada nas cores brarnca, rosa e lilás.
Essa planta é totalmente tolerante ao calor e bastante resistente à seca, podendo ser utilizada como flor seca para decoração ou como flor de corte para arranjos.
Com as flores também é possível fazer colares e grinaldas naturais, principalmente em colares festivos da cultura havaiana, uma vez que mantêm tanto a forma, como a cor após a secagem.
Calêndula
Com flores perfumadas, macias, aveludadas e de coloração-alaranjada, a calêndula pode ser cultivada em vasos e jardins, além de ser muito procurada para fins gastronômicos e medicinais.
Esse tipo de flor também tem um sabor levemente amargo e apesar de se adaptar bem as diferentes tipos de climas, ela deve ser cultivada em pleno sol, com no mínimo 4 horas por dia.
Por ser de origem europeia e muito consumida no cotidiano do brasileiro, essa flor também pode ser conhecida em alguns lugares por bonina ou margarida-dourada, além de poder ser ingerida de diversas formas, como na forma de chá.
Salvia splendens
A flor que também é conhecida como sálvia escarlate, trata-se de uma planta nativa do Brasil. Com pétalas na cor vermelho intenso, a Salvia splendens atrai beija-flores e borboletas.
Ela é muito cultivada em vasos e jardineiras, sendo uma ótima opção para compor maciços e bordaduras de jardim.
Ela também é fácil de ser cultivada devido as suas sementes serem semeadas diretamente no solo ou em recipientes para transplante posterior.
Capuchinha
Essa tipo de planta floresce mais se cultivada sob luz solar direta, porém também é possível se desenvolver em lugares com sombra parcial.
Com coloração amarela, creme e vermelho, ela possui partes comestíveis de sabor levemente picante, o que a torna perfeita para diversos tipos de receitas.
Ela também é totalmente rica em vitamina C e minerais como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico.
Margarida africana
As margaridas africanas também conhecida como marguerite do cabo, é uma planta nativa da África do Sul. Indicada para plantios em vasos, canteiros e florestais, ela possui boa tolerância à altas temperaturas e a geadas leves.
Com ciclo de verão de 60 dias e de inverno de 90 dias, ela pode chegar até 30 centímetros de altura.
As flores também se desenvolvem melhor em pleno sol, mas conseguem tolerar sombra parcial. Uma vez plantadas, estas margaridas ainda precisam de pelo menos 2,5 centímetros de água por semana para crescerem melhor.
Como plantar
Após escolher algumas das opções acima, basta escolher um local em sua casa e o vaso, floreira ou canteiro de sua preferência.
Após isso, acrescente a terra com o adubo e regue diariamente. Também é importante escolher vasos que possuem boa drenagem para que a planta cresça saudável.