A violeta é uma ótima opção para plantar em casa e decorar os ambientes. Pequenas, delicadas e veludas, as flores podem ser encontradas no tom rosa, branco, azul, mesclado e violeta.
As violetas são fáceis de cultivar e não ocupam muito espaço. Para quem deseja plantar em casa, elas alcançam tamanho de 15 a 20 centímetros e podem ser cultivadas em vasos.
Como plantar violeta
As violetas são fáceis de achar e para realizar o plantio o mais indicado é por meio do enraizamento das folhas. Sendo assim, retire as folhas da segunda ou terceira carreira, contando de fora para dentro.
Em seguida, corte o pecíolo, no qual é o cabo na base da folha, deixando o com um centímetro e quanto mais longo ficar, mais tempo irá demorar para formar a muda. Em um substrato preparado com casca de arroz queimada, coloque as folhas separadas em um local em que elas recebem luminosidade de até 21°C.
Além disso, são realizados dois transplantes na produção de violetas e entre oito e 12 semanas, as mudas estão prontas para o primeiro deles. Após isso, de três a quatro brotos mais desenvolvidos são colocados em copos de plástico de 6 centímetros de diâmetro por 6 centímetros de altura ou em bandejas coletivas com substrato leve, de boa drenagem e rico em matéria orgânica.
Para a plantação, aplique pequena concentração de fertilizantes químicos e após dois ou três meses, a planta já conta com folhas maiores e com o início dos botões florais, fase que indica estar pronta para o transplante definitivo em local rico em nutrientes minerais.
No vaso, as violetas são plantas em recipiente de plástico ou de barro de 12 centímetros de altura. Aproximadamente de 10 a 12 semanas após o plantio em vasos, as violetas estão prontas para a comercialização.
Cuidados necessários com a plantação
O ciclo do cultivo de violetas deve ser realizado em ambiente fechado e os vasos de violeta devem ser colocados em bancadas de telhas de amianto, ripa de madeira ou grade de ferro, com 80 a 90 centímetros de altura do solo.
Já em relação a irrigação, ela não pode ser excessiva para evita que as raízes sejam atacadas por fungos para não apodrecer.