De origem chinesa, a lichia que é uma fruta típica do verão é capaz de se adaptar facilmente ao clima do Brasil e pode ser plantada facilmente em vasos.
A lichia é considerada uma fruta exótica no Brasil e costuma fazer sucesso nas festas de fim de ano, devido a sua beleza e a tradição.
Veja como plantar lichia
Antes de iniciar a plantação, será necessário adquirir um pote de plástico com tampa furada; vaso com furos na parte inferior; algodão ou papel toalha; brita; adubo e caroços de lichia limpos.
Primeiramente, utilize o algodão ou papel toalha para forrar o recipiente, logo após coloque os caroços limpos e sem os restos de polpas no plástico e os envolva com o mesmo material. Após isso, utilize a tampa furada para fechar o recipiente e deixá-lo no sol. O procedimento deve ser repetido por 10 a 15 dias.
Após as sementes germinarem, será necessário transportá-la pra o vaso. Sendo assim, aplique primeiro uma camada de brita com aproximadamente 3 centímetros de espessura para facilitar a drenagem da água de rega. Após isso, preencha o vaso com terra adubada e, com os dedos, crie cavidades com cerca de 2 centímetros de profundidade.
Por último, transfira as sementes que já germinaram para o vaso, verificando sempre se o broto está voltado para cima, e cubra com cuidado com a terra. As lichieiras são árvores que necessitam de sol, devido a isso devem ficar em locais com alta exposição solar, principalmente nos horários em que a luz é bastante intensa.
Benefícios da lichia
A lichia é uma fruta de origem na China que é rica em compostos fenólicos e vitamina C, além de nutrientes antioxidantes que ajudam a evitar doenças crônicas como diabetes, infarto e obesidade.
A fruta também é capaz de auxiliar na perda de peso, já que é rica em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando assim a fome e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia.
- Frutas do verão: 5 opções para consumir e se refrescar durante a temporada
Por ser rica em flavonoides, proantocianidinas e antocianinas, compostos bioativos que têm um potente efeito antioxidante, ajuda a controlar o colesterol ruim, o “LDL”, no qual é responsável por formar placas de gordura nas artérias.
Confira os demais benefícios:
- Previne doenças do fígado
- Combate a obesidade
- Melhora a pele
- Controla a glicemia
- Fortalece o sistema imunológico
- Ajuda a combater o câncer