O outono no Hemisfério Sul iniciou no dia 20 de março deste ano e termina no dia 21 de junho, sendo assim, pode ser uma boa hora para preparar uma horta em casa, já que algumas espécies gostam mais do tempo frio.
Nos casos das hortas caseiras, o momento é de investir nas hortaliças que se desenvolvem melhor em climas mais amenos.
Veja os cuidados para plantar no outono
Espécies como a beterraba, a salsinha, o agrião da terra e a ervilha são uma das principais para serem plantadas nessa época do ano, assim como a família das couves que é bem característica deste clima.
Para manter a sua horta saudável é importante observar o que a natureza pede nessa época. O outono e inverno costumam ser mais secos no Sudeste do Brasil, pois algumas espécies que preferem esta época não necessitam de regas excessivas para que se desenvolvam bem.
Outro ponto importante é que mesmo na época de clima mais ameno, algumas espécies necessitam de sol direto. Para ter uma horta bem sucedida, é necessário no mínimo quatro horas de exposição solar.
Também é necessário adubar a terra e fornecer os nutrientes para estas plantas. Portanto, vale colocar húmus de minhoca, esterco bovino curtido ou compostos orgânicos.
Por fim, vale calcular o espaço que as plantar irá ocupar em seu jardim. Em um metro quadrado já é possível desenvolver muitas espécies, além de ser possível plantá-las em vasos de 30 cm de boca e 30 cm de profundidade.
Veja a lista de sugestões do que pode ser plantado no outono
- Região Sul: acelgas, agriões, aipos, almeirões, repolhos de inverno, cebolas, couves-flor de inverno, rúculas, salsas e alfaces de inverno.
- Região Sudeste: acelgas, agriões, rúculas, salsas, alfaces de inverno, beterrabas, cebolinhas, brócolis, couves-manteiga, ervilhas e espinafres.
- Região Centro-Oeste: ervilhas, couves-rábano, espinafres, maxixes, nabos, pimenta de cayenne, tomates e abóboras.
- Região Nordeste: abóboras, abobrinhas, berinjelas, feijões-vagem, jilós, pimentões, mostardas, salsas e coentros.
- Região Norte: abóboras, abobrinhas, tomates, salsas, repolhos, coentros, pepinos, melões, melancias e rabanetes.