A hortelã é uma erva bastante conhecida por ser uma planta versátil e aromática, além de ser utilizada em diversas receitas para o combate de inúmeras doenças.
Uma das vantagens da planta é que ela se adapta bem em potes, vasos e jardineiras, pois as raízes se espalham pelo fundo da plantação até preencherem todo o espaço.
Veja como plantar hortelã

Todos os tipos de hortelã crescem rápido e são considerados fáceis de cultivar, mas é preciso manter alguns cuidados para manter a horta. A hortelã tem diversas variedades incluindo menta, hortelã-pimenta e hortelã chocolate.
Para iniciar a plantação, o primeiro passo é escolher um solo bem drenado e com uma localização com sombra parcial. O local precisa receber luz solar por algumas horas todos os dias, pois o excesso de sombra também pode levar com que a planta tenha um crescimento alongado.
A erva pode ser plantada em vasos e o ideal são aqueles que apresentem cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, para que suas raízes se desenvolvam bem. Vale lembrar que o solo escolhido para a plantação deve estar bastante drenado, sendo assim, é crucial que o vaso tenha furinhos no fundo para que a planta não fique encharcada.
A hortelã também deve ser plantada sozinha pois é uma erva invasora e pode prejudicar o desenvolvimento de outras plantas. Durante o plantio, o vaso deve ser preenchido com 1/3 do composto orgânico e ao redor da planta deve ser colocado terra, para que a hortelã ganhe sustentação.
Como cuidar da plantação
Após o plantio a terra deve ser molhada pra que a umidade chegue até as raízes da hortelã. Lembre-se, a terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada.
Assim que a plantação se desenvolver bem, é necessário fazer podas frequentes, com cortes de aproximadamente um centímetro acima da junção do caule e abaixo dos botões florais. Vale ressaltar que nunca deve realizar corte mais do que um terço das folhas de uma única vez.
- Seca x Soja: Veja como reduzir os impactos na safra da cultura
Além disso, não deixe que as plantas floresça, pois após o florescimento a planta reservará os nutrientes para a produção de flores e não para o crescimento das folhas. Por fim, para que não ocasione estresse na planta, deve ser dividido anualmente o pé da plantação em novas porções para que seja formada novas mudas.
Benefícios da hortelã

De forma geral, a hortelã é indicada para problemas digestivos, pois a erva é bastante eficiente para diminuir a síndrome do cólon irritado.
O aroma da hortelã também ajuda a aliviar sintomas de asmas e de outros problemas respiratórios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas e o chá da erva, pode ser o mais adequado nessas situações.
Por possuir mentol, a planta também atua como descongestionante e como expectorante, ajudando a expelir o muco e a diminuir a tosse. A hortelã ainda é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento da imunidade e a na prevenção de inúmeras doenças.
Confiras os demais benefícios:
- Alivia coceira e irritações da pele
- Melhora a saúde bucal
- Alivia dores musculares
- Alivia náuseas
- Fortalece a memória
- Previne o câncer
- Diminui o estresse
- Auxilia na concentração