Afinal, você sabe como plantar mudas de louro? Essas folhas são um alimento bastante conhecido para temperar diversas receitas e pelo sabor marcante que proporciona. Além disso, serve como anti-inflamatório para prevenção de diversas doenças.
O chá de louro também é uma outra opção de consumo, sendo assim, usado para diminuir as dores de cabeça e para a retenção de líquidos.
Confira como plantar mudas de louro
O mais indicado para plantar as folhas de louro, é utilizar as mudas para poupar tempo, mas deve ficar atento se a muda adquirida é a própria para o consumo. O louro se adapta em diferentes climas, mas deve ser evitados climas frios , pois o crescimento da plantação pode ser um pouco mais lento.
Além disso, o loureiro não suporta solos encharcados ou muitos úmidos, então é preciso garantir um espaço ou vaso que apresente uma boa drenagem. Já para quem deseja cultivar em vaso ou no jardim, é possível controlar o crescimento através das podas, deixando assim o loureiro com menor tamanho. Para a plantação, deve ser escolhido um local que tenha grande concentração de sol ou que seja parcialmente sombreado.
Uma boa época pra iniciar a plantação das mudas é no outono ou no início da primavera, momento em que elas se adaptarão para a chegada do verão. No momento da plantação, deve ser adicionado no local escolhido uma terra orgânica e cavar conforme o tamanho da raiz da muda e aproximadamente duas vez mais largo para que as raízes se espalhem em abundância durante o crescimento.
As folhas de Louro devem ser colocadas na vertical e em seguida preenchidas com solo ao redor para ajudar a regular a temperatura do solo. Em casos de plantação em vasos, verifique a capacidade da drenagem do vaso escolhido e regue a plantação moderadamente, evitando que a plantação fique encharcada.
Nos vasos, é recomendado que seja removido cerca de um terço das raízes a cada dois anos. A colheita pode ser realizada somente quando a planta estiver bem desenvolvida e a melhor opção para garantir as propriedades do louro é colher sempre no início da manhã para preservar o óleo essencial presentes nas folhas.
Após colher, as folhas devem ser colocadas em papel toalha e devem ficar secando em um ambiente quente, virando as folhas sempre que necessário e por aproximadamente duas semanas. Elas só devem ser guardadas e armazenadas em um pote de vidro, quando estiverem completamente secas e sem apresentar cores como o verde escuro ou aspectos moles em algumas partes.
Benefícios da folha de louro
A folha de louro também é consumida pra auxiliar no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse e nas doenças cardiovasculares. Normalmente a parte utilizada do louro são as folhas, sendo elas frescas ou desidratadas, pois delas são extraídas substâncias como taninos, flavonoides, alcaloides, linalol, eugenol, metil chavicol e antocianinas, com propriedades medicinais anti-inflamatórias, diuréticas, antioxidantes, digestivas e anti-reumáticas.
A folha de louro melhora a função da insulina, no qual é o hormônio responsável por fazer com que a glicose entre nas células do corpo para fornecer energia e regulando o açúcar no sangue.
As substâncias presentes nessas folhas também trata diversos transtornos digestivos, como úlceras e promovem o alívio das cólicas gástricas e intestinais. A folha de luro ocasiona um aumento da quantidade da secreção de enzinas e muco gástrico, ajudando assim a melhorar a digestão e atua como um protetor das lesões gástricas.
Confira os demais benefícios:
- Alivia dor
- Previne tumores
- Ajudas nos problemas respiratórios
- preveni cálculos renais
- promove o relaxamento
- controla a diabete
- regula os níveis de colesterol