O Brasil concluiu as negociações com a Argélia para a exportação de carne de frango brasileira. A autorização da parceria ocorreu após a revisão de certificados e auditorias que subsidiaram a análise e o estabelecimento de requisitos fitossanitários para a importação nacional.
Atualmente, o Brasil é considerado o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo.
Exportação de carne de frango atinge novos recordes
A abertura da exportação de carne de frango para o exterior é resultado do trabalho entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Até agosto de 2023, as exportações brasileiras da carne de frango atingiram US$ 6,73 bilhões, sendo 5,5% superior ao total alcançado no mesmo período de 2022.
Já em 2021, o Brasil exportou US$ 9,52 bilhões de carne de frango com embarque de 4,6 milhões de toneladas para 170 mercados.
Os principais mercados importadores da carne de frango são a China, o Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Sendo assim, o país é avaliado como um fornecedor confiável e competitivo que destina 36% da produção nacional ao mercado externo.
A abertura do mercado representa uma oportunidade para os inúmeros exportadores brasileiros. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a associação ainda planeja realizar ações de promoção na Argélia como parte de sua estratégia.
“Vamos focar nossa estratégia na complementação da demanda local por produtos. O Brasil possui vasta experiência em exportações de carne de frango Halal e está preparado para atender às demandas desse mercado”, disse.