O tomate é um fruto rica em nutrientes e benéfico para o organismo, além disso, ele ainda pode ser o alimento adequado para a diminuição de doenças crônicas.
O alimento pode ser consumido de diferentes maneiras e por meio de deliciosas receitas, sem contar que ainda pode ser plantado no quintal de casa e ser consumido livre agrotóxicos.
Afinal, você conhece os benefícios do alimento e como economizar ao realizar o plantio em sua residência? Confira como pode ser plantado e como consumir o fruto.
Como plantar tomate
Os tomates podem ser plantados em pequenos vasos e canteiros e não precisam de grandes áreas para que a planta se desenvolva com saúde e vigor. Em relação às plantações em pequenas hortas, é possível produzir tomates maiores e em grandes quantidades.
Na hora de plantar o fruto em sua residência, o plantio deve ser realizado diretamente em um vaso ou na jardineira escolhida. Caso opte por tomates menores ou do tipo anão, nesse caso não é necessário o transplantio das mudas.
- Como plantar açafrão: Aprenda do cultivo até a produção do tempero famoso
Para ter o alimento em casa e longe de agrotóxicos, é possível seguir algumas restrições para a conservação. A temperatura ideal é manter a planta entre 20°c a 26°C, mas a partir dos 15°C já é possível obter o alimento.
Em relação ao produtor urbano e as pessoas que desejam ter o alimento em casa, basta plantar o fruto em pequenos vasos, mantê-los na região interna das residências ou optar pela construção de pequenas estufas.
Para que o seu fruto possa crescer com abundância e sobreviver durante o cultivo, a planta precisa estar exposta a luz solar de maneira direta e no mínimo por seis horas todos os dias. A plantação também necessita estar sempre bem irrigada, mas de maneira alternada e sem em grandes quantidades de água.
Confira os benefícios do tomate
Atualmente o tomate é adquirido por grande parte da população e ele pode ser o seu aliado para a prevenção e tratamento de doenças. O tomate é rico em vitamina C e potássio, que juntos favorecem o transporte de oxigênio no sangue e contribuindo para a saúde cardiovascular.
Confira no que o fruto pode contribuir:
- Melhora na saúde dos olhos
- Protege a pele contra os raios UV
- Fortalece os cabelos
- Controla a pressão arterial
- Retarda e ajuda na prevenção do sistema cardiovascular
Especialista explica a importância do alimento
Em entrevista ao Agro2, a Dra. Greyce Araújo de Castro, Nutricionista especialista em Nutrição no Esporte e no Exercício Físico, Nutrição Clínica em Nefrologia e Nutrição Funcional, enfatiza sobre como consumir o alimento de maneira adequada e os resultados que se podem obter ao adicionar o fruto nas receitas do dia a dia.
“O tomate é rico em licopeno um pigmento que atua como antioxidante na proteção das células, o consumo do tomate ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de stress oxidativo, assim como a reduzir o risco de um acidente vascular cerebral (AVC)”, explica a especialista.
- Economia: Confira como plantar coentro
Conforme Greyce, plantar o alimento em casa é uma ótima opção para que o ser humano se mantenha livre do uso de pesticidas e agrotóxicos, cenário em que irá favorecer o cultivo em ambiente protegido e apresentará uma melhor produtividade na qualidade do produto agrícola, como por exemplo o controle de pragas e doenças.
A especialista ainda alerta que além dos inúmeros benefícios que o alimento proporciona, ele ainda é considerado o fruto que pode ajudar no processo de emagrecimento.
“Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos. Mais uma dica valiosa, pra os amantes de doces, consumir tomatinho cereja sempre que vem aquela vontade, ajuda no controle desses desejos, afinal estamos estimulando produção de leptina já no processo de mastigação que é o hormônio produzido pelas nossas células de gordura que regulam a nossa saciedade e esses desejos”, ressaltou.
Para quem ainda tem dúvidas se o consumo pode ser diariamente, a nutricionista explica que o alimento pode ser desfrutado todos os dias, desde que a alimentação seja variada e com diversidade nutricional, como o consumo de frutas, legumes e verduras afim de evitar uma alimentação monótona.
“Que tal começar incluindo o consumo de tomate fazendo ele confitado. Separe uma porção de tomatinho cereja regue com uma porção de azeite de boa qualidade, tempere a seu gosto, leve ao forno e está pronto, uma deliciosa opção de acompanhamento e de quebra também, estamos cuidando da saúde do coração com acréscimo do azeite que tem essa função de proteção cardiovascular” concluiu.